OBJETIVO: 1 artigo discutir a ativado diferencial a partir de eixo hipotálamo-pituitária-adrenal enquanto transtorno de ansiedade generalidade e durante transtorno de pânico. MÉTODO: resultados de recentemente revisões da literária são resumidos e discutidos. RESULTADOS: Os resultados de estudando experimentais que dosaram o hormonas adrenocorticotrópico, ministérios cortisol e a prolactina mostrar que ataque de pânico naturais, está bem como os provocados por agentes panicogênicos seletivos - como lactato de sódio e dióxido de coração -, algum ativam o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Agonistas dá receptor de colecistocinina a partir de tipo B, gostar de o peptídeo colecistocinina-4 e naquela pentagastrina, elevam os hormônio de estresse, independentemente da aparecer de um ataque de pânico, parecendo ativar agora mesmo o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Ministérios antagonista benzodiazepínico flumazenil que eleva o nível no hormônios de estresse; porém, este agente farmacológico não induz ataque de pânico de caminho consistente. Agentes farmacológicos que aumentar a ansiedade em paciente de pânico (cafeína, ioimbina, agonistas serotonérgicos), então como em compatriotas saudáveis, elevam o nível dos hormônios de estresse. CONCLUSÕES: além das diferença na sintoma e na resposta farmacológica, o transtorno de ansiedade generalização e o transtorno de pânico afetam os hormônio de enfatizar de modo distinto. Desatualizado a ansiedade antecipatória e ministérios transtorno de ansiedade generalidade ativam muito o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal gostar de o simpático-adrenal, o ataque de pânico causa acentuada ativado simpática; porém, influência pouco o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal.

Você está assistindo: Como acalmar os nervos e ansiedade

Estresse; Hormônios; Transtorno da ansiedade generalizada; Hipotálamo; sistemas hipófise-suprarrenal


OBJECTIVE: This post focuses on the differential activation of ns hypothalamic-pituitary-adrenal axis in generalised anxiety disorder e panic disorder. METHOD: a results of freshly reported reviews of the literature are summarized and discussed. RESULTS: a results of experimental studies that assayed adrenocorticotropic hormone, cortisol e prolactin show that real-life panic attacks, as well as those induced by selective panicogenic revendedor autorizado such together lactate and carbon dioxide, são de not activate the hypothalamic-pituitary-adrenal axis. Agonists of a cholecystokinin receptor ns such as ns cholecystokinin-4 peptide and pentagastrin increase stress hormone regardless of the occurrence of a panic assault and, thus, seem to activate a hypothalamic-pituitary-adrenal axis directly. Ns benzodiazepine antagonist flumazenil walk not rise stress hormones, however this revendedor autorizado does no reliably induce panic attacks. Pharmacological revendedor autorizado that increase anxiety in both usualmente people e panic patients (caffeine, yohimbine, serotonergic agonists) raise stress hormone levels. CONCLUSIONS: In addition to ns differences in symptomatology and pharmacological response, generalized anxiety disorder and panic disorder influence stress hormone in unique ways. When anticipatory anxiety e generalized tension disorder activate both a hypothalamic-pituitary-adrenal and the sympathoadrenal axes, panic strike causes major sympathetic activation, yet has small effect on a hypothalamic-pituitary-adrenal axis.

Stress; Hormones; anxiety disorders; Hypothalamus; Pituitary-adrenal system


ARTIGOS

Ansiedade, pânico e o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal

Frederico G Graeff

Divisão de psiquiatria, sala de Neurologia, Psiquiatria e psicologia Médica, faculdades de farmacêutico de Ribeirão Preto, universidade de São paulo (USP), Ribeirão negra (SP), Brasil

Correspondência

RESUMO

OBJETIVO: aquela artigo competir a ativação diferencial são de eixo hipotálamo-pituitária-adrenal durante transtorno de ansiedade generalizada e no decorrer transtorno de pânico.

MÉTODO: resultado de recente revisões da literário são resumidos e discutidos.

RESULTADOS: Os achados de estudando experimentais eu imploro seu perdão dosaram o hormonas adrenocorticotrópico, ministérios cortisol e a prolactina demonstrar que ataque de pânico naturais, está bem como os provocados por agente panicogênicos seletivos – gostar lactato de sódio e dióxido de carbono –, não ativam o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Agonistas a partir de receptor de colecistocinina do tipo B, como o peptídeo colecistocinina-4 e a pentagastrina, elevam os hormônio de estresse, independentemente da aparecer de um ataque de pânico, aparecer ativar diretamente o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Ministérios antagonista benzodiazepínico flumazenil algum eleva o nível dos hormônios de estresse; porém, este agence farmacológico algum induz ataques de pânico de caminho consistente. Agentes farmacológicos que aumentam a ansiedade em paciente de pânico (cafeína, ioimbina, agonistas serotonérgicos), então como em pessoas saudáveis, elevam ministérios nível são de hormônios de estresse.

CONCLUSÕES: além disso das diferenças na sintomatologia e na resposta farmacológica, ministérios transtorno de ansiedade generalidade e ministérios transtorno de pânico afetam os hormônio de estresse de regime distinto. Devido a a ansiedade antecipatória e emprego transtorno de ansiedade generalização ativam muitos o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal como o simpático-adrenal, o ataque de pânico causa raiz acentuada ativação simpática; porém, afeta pouco o eixo hipotálamo-pituitária-adrenal.

Descritores: Estresse; Hormônios; Transtorno da ansiedade generalizada; Hipotálamo; sistemas hipófise-suprarrenal

Introdução

Ansiedade, temer e pânico são emoções relacionadas à presença de ameaça. Der diferença entrada ansiedade e medo algum tem sido invariavelmente clara, contudo a abordagem eto-experimental desenvolvida pela Robert e Caroline Blanchard abastecimento um padrão sólido alcançar base em dele estudo sistemático das estratégias defensivas de animais contra predadores.1 De acordo alcançar essa visão, a ansiedade denominações a emoção relacionada aos comportamento de apreciação de ameaça que denominações evocado em situações em que ministérios perigo é incerto (ameaça potencial), seja porque o contexto excluir novo alternativa porque emprego estímulo a partir de perigo (e.g., um predador) esteve presente no passado, mas algum está adicionar no bastante ambiente. ~ por contrário, o temer está conectado com a estratégias defensivas que aparecer em resposta ~ por perigo habilidade que está a certa distância da vítimas (ameaça presente). Neste caso, o animal alternativa evita der situação sempre que exista uma jornada de escapou disponível alternativamente se vai imobilizado de formato tensa (congelamento) quando não há nenhuma saída.

Gray e McNaughton enfatizaram ns importante diferença entre o temer e naquela ansiedade, que complementa naquela visão descrito acima.2 porque o que ocorra a ansiedade, é necessário um impulso para se aproximar a partir de estímulo de perigo, gerando um conflito entrou aproximação e evitação. Sim medo quando a tendência à aproximadamente está ausente e espetáculo existe a motivação para evitar alternativa fugir. Naquela insight permitido o conhecimento de achados psicofarmacológicos pelo visto paradoxais: vir contrário de uma resposta suprimida para o punição (testes de conflito), que denominada notavelmente liberada por agente ansiolíticos gostar de diazepam e de outros agonistas de receptores benzodiazepínicos, naquela performance de tarefas de evitação ou fuga algum é afetada alternativa é até facilitada dar mesma classe de fármacos.3

Outras tarefas experimentais sensíveis vir ansiolíticos são: emprego congelamento condicionado e naquela supressão condicionada. Em ambas os casos, um estímulo anterior neutro se vai um preditor de dano através meio da combinação a um estímulo aversivo incondicionado (e.g., choque elétrico enquanto pé), de acordo abranger o paradigma pavloviano. Gostar de resultado, o estímulo condicionado elicia ministérios congelamento (resposta emocionalmente condicionada - REC) e suprime o açao corrente (supressão condicionada). Os agentes ansiolíticos atenuam isto conseqüências. Dessa forma, pode-se falar que ministérios estímulo ameaçar gera "ansiedade antecipatória", que denominada um nome adicionar adequado para aquela estado emocional do que ministérios utilizado coloquial – "medo condicionado". A ameaça defensiva, gostar a atitude comportamental eu imploro seu perdão os gatos demonstrar quando se deparam alcançar um cachorro, denominada outra reação defensiva relacionada à ansiedade, já que denominações atenuada da mesma forma pelos fármacos ansiolíticos.3

Finalmente, ministérios pânico correspondente à vigorosa reação de escaparam evocada através um perigo muito próximo (ameaça próxima), gostar de um predador o que se aproxima alternativamente pela agonizante cutânea aguda. De regime contrário, a agonizante visceral induz naquela uma inibição comportamental, que denominada necessária para a recuperação.

Uma luta defensiva denominada uma reações adaptativa alternativas contra um perigo próximo, que acontecer quando a fuga denominada impossível; mas essa estratégia relaciona-se à raiva adicionar do que vir pânico. Enquanto entanto, der expressão "reação de fuga alternativamente luta" denominações geralmente utilizada para descrever a resposta fauna e flora à ameaça próxima.

No o que toca à psicopatologia, tem fixo sugerido o que os sinal processos neurobiológicos que regulam naquela ansiedade antecipatória ~ ~ envolvidos no transtorno de ansiedade generalidade (TAG); os que controlam o medo, nós transtornos fóbicos; e os que organizam a defesa contra a ameaça próxima, no decorrer transtorno de pânico (TP).4 além das muitos manifestações clínicas, ministérios perfil farmacológico como transtornos também varia: ministérios TAG melhora rapidamente com fármacos ansiolíticos, o TP através meio da administração crônica de antidepressivos e as fobias elas resistentes aos tratamento farmacologia conhecido. A exceção denominações a fobia social, eu imploro seu perdão responde a antidepressivos usados cronicamente e, por aqueles razão, adquirindo renomeada gostar transtorno de ansiedade social (TAS).5

As emoções, tanto as normais gostar de as patológicas, manifestam-se em muitos domínios psicológicos (cognitivo, afetivo, comportamental) e fisiológicos (neurovegetativo, neuroendócrino). Naquela questão quartel general para naquela artigo é se der ansiedade/TAG e ministérios pânico/TP diferente qualitativamente ou somente quantitativamente alcançar relação à ativado do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA), que é a assinala neuroendócrina peculiaridade da resposta aos estresse.

Estresse

O conceito de enfatizar baseia-se na observação de que muitos tipos de doença físicas alternativa psicológicas que ameaçam der homeostase do organismo eliciam ministérios mesmo ajustar de alterações corporais – a ligar "síndrome de adaptação geral".6 der resposta adicionando característica aos estresse excluir a liberação a partir de hormônio adrenocorticotrópico (ACTH) e corticóides (cortisol em humanos e cortisona em ratos) na cadeia sangüínea como resultados da ativação do eixo HPA. Os estímulos alternativamente situações que eliciam der síndrome de ajustamento geral são é estressores e a resposta a partir de organismo denominada a reação vir estresse. Além do eixo HPA, o estresse agudo também ativa a divisão simpática a partir de sistema indignação neurovegetativo como ajuda da reagir de a luta ou fuga, alternativa "resposta de emergência".7 Como resultado disso, a noradrenalina das fibras nervoso simpáticas periféricas denominada liberada em diferentes tecidos, nós vamos como a adrenalina (também algum noradrenalina) da marca adrenal na cadeia sanguínea.

Os estressores podem estar físicos, tais gostar de danos aos tecido ou mudanças extremo na temperatura, mas demasiado podem ser psicológicos. Alcançar relação ~ por últimos, os achados relatados demonstraram consistentemente eu imploro seu perdão o eixo HPA e o sistema atentado simpático elas ativados para o novidade alternativamente indícios o que sinalizem que acontecerá punição alternativamente ausência de uma recompensa esperada (frustração), gerando, sobre isso forma, ansiedade antecipatória.8

Os circuitos neurais que ~ ~ envolvidos nas anticítera neuroendócrinas vir estressores psicológicos compreender a ativado cortical do núcleo basolateral da amídala que, através sua vez, ativa o dele núcleo central. Der mensagem é assim transmitida vir neurônios hipotalâmicos pela meio de diferente caminhos: um direto; um indireto, pela meio a partir de núcleo da estria terminal; e diversos ainda, pela meio da serotonina são de tronco cérebro (5-HT) e dos neurônios que armazenar catecolamina. Os neurônios a partir de núcleo hipotalâmico paraventricular secrecare o hormonas liberador de corticotropina (CRH) na bicicleta portal da glândula pituitária. Na pituitária anterior, o CRH estimula as células secretoras de ACTH a liberarem o ACTH na cadeia sanguínea. Emprego ACTH açao no córtex adrenal promovendo der liberação de cortisol na cadeia sanguínea. Além do ACTH, a prolactina excluir liberada consistentemente dar pituitária anterior em doença de estresse.9

Pânico

Sofrer um ataque de pânico (AP) excluir uma ns experiências adicionando devastadoras o que uma pessoa pode atravessar e, certamente, mais estressante do que a ansiedade generalizada. Portanto, era de se esperar que o eixo HPA seria ativado em maior alargamento pelo pânico do que pela ansiedade. Durante entanto, naquela maioria dos achados relatados indica que o eixo HPA excluir pouco afetado pele AP.

Em uma alteração recente da literatura, realizada através Garcia-Leal et al., obtivermos feita uma procurar no Medline por postagens em eu imploro seu perdão os hormônios são de estresse tenham fixo medidos durante APs espontâneos alternativa durante APs experimentar induzidos por vários agente panicogênicos.10 Os resultado demonstraram que APs espontâneos, portanto como os induzidos por agente panicogênicos seletivos (tais como lactato e dióxido de carbono), algum ativam o eixo HPA. Os agonistas são de receptor de colecistocinina a partir de tipo B, tais gostar de o peptídeo colecistocinina-4 e a pentagastrina, aumentar os hormônios do estresse, a despeito de da aparecer de AP e, entre eles forma, aparecer ativar agora mesmo o eixo HPA. Ministérios antagonista benzodiazepínico flumazenil não aumenta os hormônios são de estresse, mas este agence não induz de forma de confiança os APs. Os agentes farmacológicos que conseguir um aumento a ansiedade muitos em sujeito normais como nos que sofrem de pânico aumentaram os níveis a partir de hormônio do estresse. Entrou eles, ser estar o antagonista a2-adrenérgico ioimbina, os agente serotonérgicos 1-(m-clorofenil) piperazina (mCPP) e fenfluramina, portanto como ministérios psicoestimulante cafeína. Entre eles forma, ministérios AP não parece ativar o eixo HPA, em contraste com a ansiedade antecipatória.

APs que aparecer espontaneamente podem está dentro considerados como estressores traumáticos.11 Portanto, poderia se esperar uma liberar notavelmente ampliar de ACTH e de cortisol após um AP. Nos primeiros APs, aquela poderia estar o caso, pois naquela responsividade do eixo HPA ao estresse leve parece estar normal em children cujos país têm TP.12 Porém, em pacientes adultos alcançar TP, der responsividade – tanto aos estresse leve,13 gostar de a o que se seguiu vir teste combinado alcançar dexametasona/hormônio liberador de corticotrofina14 – obtivermos relatada gostar de reduzida. Como resultado, tem sólido sugerido o que o eixo HPA se torna progressivamente sub-sensibilizado em pacientes abranger TP após a admitem repetida vir APs.15 outra possibilidade excluir o desacoplamento dá eixo HPA e dá sistema noradrenérgico no decorrer TP.16 É boa conhecido eu imploro seu perdão o eixo simpático-adrenal denominações notavelmente ativação durante emprego AP. De acordo alcançar essa visão, ministérios AP envolveria uma responder de emergência de Cannon independentemente à síndrome de adaptação geral de Selye.

Um ensaio objetivo recente realizado em nosso laboratório utilizando um exame de ansiedade experimental com simulação para chamado em espectadores (SFP) dá apoio, suporte a essa hipótese. Acredita-se que a SFP mobilize os mesmos mecanismos neurobiológicos que estão envolvidos enquanto TAS e durante TP e, certamente, ministérios perfil farmacologia da SFP denominada similar ~ por desses transtornos.17 enquanto estudo mencionado,18 os participante foram dividido em n ° 3 grupos: 18 pacientes com pânico sintomáticos, 16 pacientes alcançar pânico assintomáticos recebendo curar farmacológico, e 17 direção saudáveis. Durante toda der sessão experimental, naquela ansiedade subjetivo – medida pela escala Visual semelhante do quadrinho (EVAH) e pelo escore venenoso da razão de sintomas Corporais (ESC) – obtivermos maior nós pacientes sintomáticos eu imploro seu perdão em controles, enquanto os pacientes assintomáticos obtiveram contagem intermediária. Together medidas do cortisol salivar pegue em casas mostraram que ministérios nível era maior às 9 h da manhã dá que às 23 h em todos os grupos, indicando uma regulação circadiana normal a partir de eixo HPA em pacientes de pânico. Da mesmo forma, em all os grupos, o faz de cortisol foi alto ~ por começo da sessão experimentalmente e diminuiu após 70 min. Isso é redução sim paralelo alcançar a diminuição são de fator de ansiedade EVAH e nós escores de ESC e parece refletir naquela habituação da ansiedade antecipatória inicial.

Da mesmo forma, houve uma correlação positiva entrada o grau inicial de cortisol e der ansiedade meça pelo EVAH nós três grupos, analisados em conjunto. Naquela preparação e o lei de disse aumentaram o catálogo de ansiedade e os escores ESC ~ por níveis iniciais, mas que aumentaram o cortisol salivar medido enquanto 60 min, começando vir final da fala. Portanto, naquela SFP não parece possibilitar o eixo HPA, da mesma formato que os APs algum ativam o HPA e ~ por contrário da ansiedade antecipatória.

Ansiedade

Tanto o eixo HPA gostar de o eixo simpático-adrenal são ativados para ele ansiedade antecipatória.8 Na ansiedade aguda, a ativação do eixo HPA denominada adaptativa, já que, entrou outras coisas, os corticóides parecem caiu o temer percebido, prejudicando a recuperação da memória de em formação que eliciam emoção.19 Na ansiedade crônica, no entanto, a ativado de longe prazo do eixo HPA pode se vai prejudicial, já que os corticóides dificultam os mecanismos de resiliência no hipocampo, como discutido der seguir.

De acordo como Deakin e Graeff, um importante mecanismo para lidar com o estresse crônico denominada o em desenvolvimento gradual de ns desconexão, como no esquecimento, entre o estressor e suas conseqüências comportamentais.4 isso permite que der pessoa funcione normalmente, apesar da presença de evento irritativos a partir de quais algum se ele pode fugir alternativa evitar. Da mesma forma que ocorre alcançar a memória, acredita-se que o hipocampo cumpra um divisões crítico no desenvolve da resiliência. A falha dental mecanismo levaria à depressão.

Evidências pré-clínicas demonstraram eu imploro seu perdão os receptores de 5-HT1A no hipocampo facilitam o em desenvolvimento da tolerância ~ por estresse crônico. Os corticóides diminuem der sensibilidade a partir de receptores de 5-HT1A no decorrer hipocampo, prejudicando o mecanismo de lidar alcançar o estresse. Enquanto mesmo sentido, durante transtorno depressivo maior, der regulação são de feedback dá nível dá cortisol sanguíneo denominações prejudicada, resultado em altos níveis de cortisol circulante. Isso levaria à desensibilização no receptores de 5-HT1A enquanto hipocampo, perpetuando a condição clínica. Um mecanismo-chave de trabalhar dos agentes antidepressivos denominada o de aperfeiçoar a eficiência da neurotransmissão de 5-HT, ministérios que ocorre depois de o tratamento crônico. Enquanto hipocampo, isso restauraria a volume de tolerar o enfatizar crônico (para revisões sobre esse tópico e referência originais, ver referências 20-21).

Conclusões

A ansiedade e emprego pânico parecem ser afirma emocionais qualitativamente diferentes, que ser estar relacionados der dois espécies de reação de defende à ameaça potencial e próxima, respectivamente. Igualmente, diferente são as patologia relacionadas, tag e TP, que diferem tanto em deles sintomatologia quanto na resposta à farmacoterapia, indicando, por essa forma, o que sistemas neurobiológicos específicos ~ ~ envolvidos em por transtorno. Em particular, essas condições promovem mobilizações diferente dos hormônios a partir de estresse, ser que der ansiedade ativo tanto o eixo HPA como o simpático-adrenal, enquanto o AP causa raiz uma grande ativado simpática, contudo tem pequena efeito no decorrer eixo HPA.

Agradecimentos

Agradeço der Heloísa Graeff por suas valiosas sugestões em ligação à língua e vir estilo.

Ver mais: Como Baixar Fotos E Vídeos Do Instagram, Please Wait

Financiamento: O escritor recebe bolsas de pesquisa de opinião do aconselha Nacional de inspeção e Desenvolvimento científico (CNPq) e da fundação de Apoio ~ por Ensino, pesquisa e assistência (FAEPA) – Hospital ns Clínicas, FMRPUSP.