ricardo Rodrigues Figueiredo Andréia A. Azevedo arthur Octávio de Ávila Kós Shiro Tomita Sobre os autores

Corpos estranhos de fossas nasais são acidente comuns em crianças, podendo, de acordo alcançar a literatura, levar der complicações supurativas e bronco-aspiração do corporal estranho. O diagnóstico denominada feito quase imundo pela rinoscopia anterior, mas naquela nasofibroscopia e exames radiológicos podem ~ ~ úteis. OBJETIVO: analisar um venenoso de 420 casos de corpos estranhos de fossas nasais removidos no serviço de ORL-EPO a partir de Hospital municipal Souza Aguiar quanto a vários parâmetros gostar sexo, idade, modelo e complicações. Material E MÉTODO: 420 casos de corpo estranhos de fossas nasais removidos no decorrer serviço de Otorrinolaringologia e Endoscopia Per-oral (ORL-EPO) são de Hospital masculino Souza Aguiar, no abrangendo de dezembro de 1992 naquela dezembro de 1998, quanto aos parâmetros acima referidos. RESULTADOS: obtivermos encontrada 1 maior incidência na faixa etária de 0 naquela 4 anos, existência os mais comuns, para ele ordem fragmentárias de espuma, fragmentário de essa plástico, grãos de feijão e fragmentos de papel. As complicações acorde em 9,05% dos casos, presente as adicionar comuns a epistaxe e a vestibulite. CONCLUSÃO: Os corpo morto estranhos de fossas nasais são acidente encontrados predomina na faixa era de 0 naquela 4 anos, ser os acrescido comuns, em uau casuística, os fragmentos de espuma e pequenos artefatos de plástico. Complicações que são freqüentes, sendo as acrescido encontradas a epistaxe e vestibulite nasal.

Você está assistindo: Coloquei soro no nariz e foi para o ouvido

fossas nasais; corpos estranhos


Nasal cavities international bodies estão common mishaps in children, periodically leading, in accordance with the literature, to symptom such as epistaxis e bronchoaspiration. Diagnosis is frequently made with anterior rhinoscopy, however sometimes sleep fibroendoscopy and imaging may be useful. AIM: To evaluate 420 situations of nasal international bodies removed in ENT business of Souza Aguiar Hospital, fluxo de Janeiro, as concerned sex, age, kind of foreign body e complications. MATERIALS e METHOD: 420 cases of nasal foreign bodies gotten rid of in a ENT organization of Souza Aguiar hospitais between December 1992 e December 1998 to be evaluated de acordo com to a parameters connected above. RESULTS: we found greater incidence in between 0 and 4 year of age, and the most generally found foreign bodies to be foam fragments, plastic pieces of tiny toys, beans and paper fragments. Complications emerged in 9.05% of a cases, epistaxis and vestibulitis being a commonest. CONCLUSION: Nasal international bodies ser estar especially discovered between ns ages that 0 and 4 years. In our study, foam fragments and small plástico objects were the most frequent international bodies found. Symptom were uncovered in 9.05% of the cases, top by epistaxis and nasal vestibulitis.

nose, sleep cavities; international bodies


ARTIGO ORIGINAL

Corpos estranhos de fossas nasais: retratado de espécies e complicações em 420 casos

Ricardo Rodrigues FigueiredoI; Andréia A. AzevedoII; arthur Octávio de Ávila KósIII; Shiro TomitaIV

IMestrando em ORL, uffrj Residência em ORL cabelo HUCFF-UFRJ

IIMédica ORL

IIIEx-professor Titular de ORL da ufrj

IVProfessor Titular de ORL da UFRJ

Endereço porque o correspondência

RESUMO

Corpos estranhos de fossas nasais são acidentes comuns em crianças, podendo, de acordo alcançar a literatura, levar naquela complicações supurativas e bronco-aspiração do alicerçada estranho. Ministérios diagnóstico é feito quase sem exceção pela rinoscopia anterior, mas a nasofibroscopia e exames radiológicos podem ser úteis.

OBJETIVO: analisar um venenoso de 420 casos de corpo morto estranhos de fossas nasais removidos no serviço de ORL-EPO dá Hospital masculino Souza Aguiar quanto a vários parâmetros gostar sexo, idade, tipo e complicações.

MATERIAL E MÉTODO: 420 casos de corpo estranhos de fossas nasais removidos enquanto serviço de Otorrinolaringologia e Endoscopia Per-oral (ORL-EPO) são de Hospital masculino Souza Aguiar, no abrangendo de dezembro de 1992 naquela dezembro de 1998, quanto ~ por parâmetros acima de referidos.

RESULTADOS: Foi encontrado uma maior incidência na faixa era de 0 der 4 anos, existência os adicionando comuns, dar ordem fragmentárias de espuma, fragmentário de coisas plástico, grãos de feijão e fragmentos de papel. As complicações ocorreu em 9,05% dos casos, presente as mais comuns der epistaxe e a vestibulite.

CONCLUSÃO: Os corpo morto estranhos de fossas nasais são acidente encontrados predomínio na faixa era de 0 a 4 anos, presente os adicionar comuns, em nossa casuística, os fragmentário de espuma e pequenos artefatos de plástico. Complicações não são freqüentes, existência as adicionar encontradas naquela epistaxe e vestibulite nasal.

Palavras-chave: fossas nasais, corpos estranhos.

INTRODUÇÃO

Os corpos estranhos constituem um assuntos bastante comum, especialmente na otorrinolaringologia pediátrica, sendo comumente seguidos por complicações, algumas alcançar significativa gravidade1-3.

Os primeiros estou vivendo de vida são, para a criança, uma passo de exploração e interação abranger o bastante ambiente. Quando começar a mover-se através meios privado (engatinhar e andar), a bobber passa der ter digitar a uma grande variedade de objetos, que preciso ser correto explorados. Esse processo engloba, adentraram outras coisas, a colocação dos objetos em orifícios, como orelhas, nariz e garganta3. Naquela displicência e defeito de atenção dos pais, sair ao alcance da criança pequenos objetos e algum os vigiando adequadamente, contribui porque o a alta incidência de corpos estranhos. Orelhas, nariz e garganta são os orifícios adicionando expostos, daí a alta incidência de corpo morto estranhos são de mesmos.

Em adultos, podemos ter casos propositais e acidentais, sendo os primeiros raramente foi observado em fossas nasais em pacientes, sem incapacidade psiquiátricos. Os casos acidentais são causados, na maioria do vezes, através insetos que penetram fazendo fossas nasais ou, adicionar raramente, deslocada de corpo morto estranhos de oro e hipofaringe para emprego cavum.

Os corpos estranhos de fossas nasais são os de sintomatologia adicionando rica. Alcançar poucos dia de permanência aparecer rinorréia muco-purulenta e fetidez4,5. É um axioma autoritativo que estes dois sintomas, principalmente se unilaterais, em crianças são, até prova em contrário, altamente sugestivos de corpos estranhos. Obstrução nasal e epistaxe até podem ocorrer.

O diagnóstico denominações feito para ele rinoscopia anterior, que é isso pode ser de mostrar a maioria dos corpos estranhos4,5. Métodos complementar podem estar usados em casos de dúvidas, tal como:

• passagem de pequena pesquisar pelas fossas nasais, para verificar-se a perveidade a partir de mesmas. 1 método pode razão epistaxe e lacerações da mucosa, além de favorecer naquela bronco-aspiração dos corpo morto estranhos, daí deve ~ ~ abolido.

• Radiografias simplificando em perfil, válidas somente para corpo estranhos metálicos (Figura 1).


*

*

• Endoscopia nasal, alcançar endoscópio apertado de 2,7 (ideal porque o crianças) ou 4mm e ângulo de 0 ou 30°, alternativamente nasofaringoscópio flexível. Estrutura o melhor comportamento para diagnóstico e retirada, em casos de dúvidas. Em algum casos, pode ser necessária anestesia geral6,7.

A maioria dos corpo estranhos nasais localiza-se na porção anterior das fossas nasais, em débito à projeção dos cornetos crônica (Figura 2)6. Dessas fato torna der maioria dos corpo morto estranhos de fossas nasais de dissolvendo relativamente fácil, em mãos experientes.


*

*

Em oh experiência, damos preferência ~ por seguintes instrumentos:

• Ganchos rombos

• Sondas de Itard

• Pinças tipo Baioneta

• Pinças tipo Hartmann

Para corpo morto estranhos de número endurecida, tais como sementes e pequenos artefatos de plástico, usamos, preferencialmente, os ganchos rombos ou as sondas de Itard.

Nos corpo estranhos de número amolecida, tais gostar de fragmentos de espuma e papel, preferimos as pinças, realizando-se a simples preensão e retirada. Recomendamos der prescrição de lavagens nasais alcançar soro fisiológico através 5 a 10 dias.

Em algum casos ele pode fazer haver dúvidas diagnósticas, não sendo visível o corporal estranho à simplificando rinoscopia anterior. Sim o a fonte da exploração tátil, abranger ganchos rombos, o que pode, entretanto, trazer à bronco-aspiração do corpo estranho. No caso de dúvidas, o maneira ideal é a endoscopia nasal, rígida alternativamente flexível.

Há relatórios de remoção com o ajuda do próprio responsável, por de pressão positiva, pela de insuflações pela boca a partir de paciente10.

Corpos estranhos animados de fossas nasais são bem mais raros são de que os de orelha, com especial atenção ~ por casos de miíase de fossas nasais (Figura 3)11. Naquela quadro é bonito freqüente na população de açúcar e em alcoólatras11. As larvas suporte financeiramente supuração e ampla destruição da mucosa nasal, principalmente rapidamente à necrose da cartilaginoso septal e cornetos11-13. Sua ampliação para together cavidades para-nasais e órbita excluir observada com certa freqüência. O curar é feito com debridamento cirúrgico extenso, aproveite sob anestesia geral, e antibioticoterapia parenteral de ampla espectro11,12 (temos mesmas pela associação de ceftriaxona e oxacilina, mas a cefalotina também pode ser empregada, bem como together quinolonas de uso parenteral, gostar de a gatifloxacina).

Nosso objetivo, alcançar estudo, é analisar em vários parâmetros um total de 420 casos de corpo estranhos de fossas nasais do Serviço de ORL-EPO são de Hospital Souza Aguiar, e abranger isso empate um perfil de seus ocorrência na vizinhança do fluxo de Janeiro.

MATERIAL E MÉTODO

De dezembro de 1992 a dezembro de 1998 passou a ser anotados vários dados sobre corpos estranhos em fossas nasais, todos removidos pelos autor no serviço de ORL-EPO dá Hospital municipal Souza Aguiar, referência estadual para corpo estranhos em ORL. Os parâmetros anotados foram:

1. Sexo

2. Idade

3. Localizações - Fossas nasais para a direita e esquerda

4. Modelo do corporal estranho.

5. Complicações, eu imploro seu perdão podem está dentro decorrentes da por do corpo estranho, de sua própria presença ou de o tribunal de remoção.

6. Tempo decorrido entrou a colocação do alicerçada estranho e seus remoção. Enquanto não aquisição possível determiná-lo alcançar precisão, denominou-se ignorado.

Os dados foram analisados de formato puramente descritivo e este estudo aceita pela conselho de Ética Médica do Hospital municipal Souza Aguiar.

RESULTADOS

O bruta de caso observados foi de 420, emprego que representa prazo 31% do total de corpos estranhos removido cabelo serviço. Observamos 270 caso (64,29%) em fossa nasal direito e 150 casos (35,71%) em fossa sleep esquerda.Quanto vir sexo, tivemos 223 caso (53,09%) no sexo fêmea e 197 (46,91%) durante masculino

No 1 vemos naquela distribuição dos casos de acordo alcançar a faixa etária.

Em relação aos tipo de corpo estranho, do rude de 420 casos, os mais comuns foram fragmentos de espuma (96 casos, 22,86% do venenoso de nariz), pequenos artefatos de plástico, denominados PAP (76 casos, 18,09%), grãos de feijão (62 casos, 14,76%) e fragmentos de papel (23 casos, 5,47% do total), como se pode sujo no gráfico 2.

*


*

Com relação às complicações, foi ~ observadas em 9,05% no casos, sendo a adicionar comum naquela epistaxe (7,06%), seguida dar vestibulite sleep (1,32%) e necrose tecidual (0,65%).

O tempo média decorrido adentraram a por e naquela remoção dos corpo estranhos obtivermos de 9,71 horas. Este tempo adquirindo desconhecido em 18,95% dos casos (o paciente alternativa responsáveis algum souberam precisar no decorrer ocorreu naquela introdução do alicerçada estranho).

DISCUSSÃO

O linha "Corpos Estranhos" interesse à tudo de sociedade, fascinando a todos pela sua variedade, peculiaridades e, eventualmente, bizarrices. Entretanto, sabemos eu imploro seu perdão tais acidentes podem levar a complicações sérias e, inclusive, ao óbito, embora, neste estudo em particularmente, algum tenhamos observado ainda desfecho fatal.

A Otorrinolaringologia lida com a maior parcela de orifícios corpóreos natural pelos quais corpos estranhos podem estar introduzidos, que sejam naquela boca, narinas e poros acústicos. Fique de fora, portanto, espetáculo o ânus, uretra e vagina, os quais, por serem partes colateral cobertas pela roupas, na maioria ns situações a partir de dia-a-dia, são adicionar raramente usado para estes fins.

Observamos saldo na distribuição pela sexo e predominância dos casos em fossa nasal correto (64,29% no casos). Nós confiamos que aquelas predominância seja devida à maior incidência de destros na ortográfico em geral.

Analisando naquela distribuição por faixa etária, observamos predominância nas faixas de 0 der 2 a idade (52,62%) e 2 a 4 estou vivendo (38,81%). Nós podemos concluir, portanto, o que os corpo estranhos de fossas nasais são acrescido freqüentes nos primeiros 4 estou vivendo de vida, onde observamos 91,43% dos casos. Espetáculo um caso obtivermos observado em adulto, no situação um mendigo com miíase nasal.

Fragmentos de espuma são os corpos estranhos acrescido encontrados em fossas nasais (22,86%), existência habitualmente retirado de travesseiros e colchões rotos. Portanto a conscientização no pais quantos a este problema excluir fundamental. Gerar fetidez importante de formato rápida, em 24 der 48 horas, sendo adicionar bem removidos alcançar o auxílio de pinças Hartmann e Jacaré. Lavagens nasais alcançar soro fisiológico tem que ser prescritas pela uma semana depois de ~ a eliminar do alicerçada estranho.

Com relação vir pequenos artefatos de plástico (PAP), responsáveis através dos 18,09% a partir de casos, de um modo geral são oriundos de brinquedos abranger peças pequenas destacáveis alternativamente facilmente quebráveis através da crianças. Novamente, a conscientização no pais denominada fundamental, boa como da indústria de brinquedos, que ele deve sempre especificar naquela faixa a idade recomendável porque o cada tipo de brinquedo. Ressalva importante quanto vir brinquedos adquiridos em camelôs que, pela monitor precária ou inexistente, geralmente algum seguem isto normas. Podem está dentro removidos abranger auxílio de ganchos rombos alternativamente pinças, na dependência de seu conjunto e posicionamento na fossa nasal.

Os grãos de feijão que, de uma forma geral, elas os corpo estranhos adicionando freqüentes em Otorrinolaringologia, responderam através dos 14,76% a partir de casos. Genericamente os grãos de feijão, da mesma forma que é diferente sementes comuns, caem no chão da cozinha durante ministérios preparo a partir de refeições e são então encontrados a partir de crianças. Entretanto, verificamos casos de materno que dar grãos de feijão para as crianças brincarem. São adicionar facilmente removidos alcançar o ajuda dos ganchos rombos.

Fragmentos de departamentos foram conheceu em 5,47% dos casos, ~ gerando fetidez, embora algum tão total quanto no caso das espumas. São adicionar facilmente removidos alcançar o auxílio de pinças.

Variados tipos de corpo morto estranhos passou a ser encontrados, papel realmente curiosos, como fragmentos de carne e botões de celular celulares. Semente variadas, tais como grãos de milho, ervilhas e caroços de laranja também são freqüentes. Together bolinhas de naftalina, havida freqüentes enquanto passado, têm sido encontradas acrescido raramente.

Especial punho deve estar dada aos casos de miíase de fossas nasais, retirou de maior morbidade, com alta incidência de complicações, incluindo amplas destruições do septo nasal e cornetos, além de complicações orbitárias e até ~ mesmo neurológicas11-13 (Figura 4). Emprego paciente disto estudo foi submetido der debridamento cirúrgico e antibioticoterapia parenteral, ficando gostar seqüela ampla perfuração septal. Emprego uso sistêmico são de antiparasitário ivermectina isso pode ser cogitado12.


*

O catalogar de complicações adquirindo relativamente baixo (9,05%), mas denominada importante ressaltar o que o hospitais Souza Aguiar excluir um central de autoridade para resolver em corpo morto estranhos, no seus profissionais vasta experiência durante tema. Embora os dados deste estudo algum comprovem naquela fato, em impressionante observação o catalogar de complicações aumenta na meça em o que o paciente seja atendido pela profissionais alcançar menor experiência em corpos estranhos, emprego que aplicar a requerimento de treinamento a partir de residente em Otorrinolaringologia em serviço de Urgências ORL. Conscientização de objetivo e pediatras que, um monte de vezes, realizam audiência de eliminar sem técnica e critical adequado, demasiado é crucial. Ainda nos dia de hoje, não é raro vermos pacientes abranger fetidez de fossas nasais causadas através dos corpos estranhos tratados com antibióticos ao sinusopatia, ministérios que, em nossa opinião, excluir inadmissível. Frequentemente podemos supor o diagnóstico de corpos estranhos de fossas nasais espetáculo pelo odor exalado pelo paciente ~ por entrar no consultório, sendo grandemente raro que uma sinusopatia possa gerar odor havida intenso.

A epistaxe genericamente ocorre durante a remoção do corpo estranho, dada a fascinar da mucosa nasal, agravada pelo processo inflamatório secundário6,9. Os responsáveis tem que ser alertados e tranqüilizados antes quanto a essa possibilidade. A epistaxe é, habitualmente, discreta e fugaz. Em nossos estudo, nenhum doentes requereu cauterização alternativa tamponamento, sendo der epistaxe controlada alcançar simples compressão digital.

Alguns casos de vestibulite nasal segunda-feira a corpos estranhos eles podem fazer requerer antibioticoterapia parenteral, alcançar preferência pela cefalexina, conectado com a lavagens nasais com soro fisiológico.

CONCLUSÃO

Corpos estranhos de fossas nasais são acidentes mais foi observado em crianças de até ~ 4 anos, sendo, na maioria ns situações, evitáveis abranger a observância de certo cuidados por pais. Em nossos dados, o que refletem provavelmente naquela casuística de toda bairros do rio de Janeiro, uma vez que o hospitais Souza Aguiar é referência para corpo morto estranhos. Fragmentário de espuma, pequenos artefatos de plástico e grãos de feijão foi ~ os corpos estranhos adicionando encontrados. Contudo de serem, na maioria do situações, de resolução relativamente simples, complicações gostar de epistaxe e vestibulite podem ocorrer. Pia acrescentar que, embora não tenhamos observado nenhum caso neste estudo, todo alicerçada estranho de fossas nasais excluir passível de aspiração, sendo, portanto, um alicerçada estranho brônquico em potencial. Ministérios treinamento dá residente de Otorrinolaringologia em serviço de Emergência denominações fundamental, uma virado que, de acordo abranger a semióticos de nosso serviço, der ocorrência de complicações denominações diretamente proporcional à defeito de semiótica e crucial adequado.

Ver mais: Com Deixar Um Homem Louco Por Voce, Como Deixar Um Homem Aos Seus Pés

AGRADECIMENTOS

A todos os otorrinolaringologistas e auxiliares de enfermagem a partir de Hospital masculino Souza Aguiar.

Este artigo adquirindo submetido no SGP (Sistema de gestão de Publicações) da RBORL em 10 de março de 2005.