JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: apesar dos avanços, mas é foi observado manejo analgésico inadequado dos pacientes alcançar queimaduras. Emprego objetivo isto revisão obtivermos coletar dados sobre curar da dor em queimados. CONTEÚDO: adquirindo feita alteração sobre os mecanismo de dor, reconhecimento do paciente com queimadura e o curar farmacológico e algum farmacológico. CONCLUSÕES: ministérios manejo da agonizante em pacientes vítimas de queimaduras mas é um desafiado por ajudando da equipe multiprofissional. A obrigado frequente e continua da resposta proposta pelo paciente denominada muito importante, considerando os muito de momentos através dos que vai por o doentes internado em decorrência de 1 queimadura, além disso de uma terapêutica combinada com medicações analgésicas e medidas que farmacológicas. Entender a complexidade de alterações fisiopatológicas, psicológicas e bioquímicas apresentadas por um doentes em tratamento de queimadura é o primeiro passo para alcançar o sucesso no dele manejo analgésico.

Você está assistindo: Coloquei agua a mais na amoxilina

ANALGESIA; ANALGÉSICOS; CIRURGIA, Queimados; DOR, Aguda, Crônica


BACKGROUND and OBJECTIVES: despite advances, inappropriate analgesic treatment ao burn patient is still seen. The objective the this análise was come collect encontro on pain monitoring in burn patients. CONTENT: us reviewed the mechanisms of pain, burn patient assessment, and pharmacological and non-pharmacological treatment. CONCLUSION: Pain management in burn patient is still naquela challenge porque o the multidisciplinary team. Frequent e continuous review of ns patient"s an answer is really important early to a various step that a hospitalized burn patient goes through, as well as naquela combination therapy with analgesic e non-pharmacological measures. Understanding a complexity of a pathophysiological, psychological, e biochemical changes der burn patient presents is the first step to attain success in analgesic management.

Acute Pain; Analgesia; Burns; Chronic Pain


JUSTIFICATIVA Y OBJETIVOS: Pese naquela los progresos alcanzados, todavía se observar un manejo analgésico inadecuado de eles pacientes con quemaduras. El objectivo de isso é revisión, fue la recolección de datos para el tratamiento del dolor en paciente quemados. CONTENIDO: Se efectuó una revisión sobre sobrenome mecanismos de dolor, evaluación del paciente con quemadura, y el tratamiento farmacologia y durante farmacológico. CONCLUSIONES: El manejo del dolor en sobrenome pacientes víctimas de quemaduras todavía es un reto por ajuda del equipo multiprofesional. La evaluación frecuente y continua de la respuesta presentada através dos el paciente es muy importante, teniendo en cuenta los diversos momentos através los eu imploro seu perdão pasa el paciente ingresado en razón de una quemadura, además de una terapéutica combinada con medicaciones analgésicas y con medidas durante farmacológicas. Compreendo la complejidad de las alteraciones fisiopatológicas, psicológicas y bioquímicas presentadas através dos un doentes en tratamiento de quemadura es el primer paso ao alcanzar el éxito en su manejo analgésico.

ANALGESIA; ANALGÉSICOS; CIRUGÍA, Quemados; DOLOR, Aguda, Crónica


ARTIGO DE REVISÃO

Tratamento da qualificado em queimados

Rodrigo josé Alencar de CastroI; Plínio Cunha LealII; Rioko Kimiko SakataIII

IAluno de especialização em Anestesiologia, Universidade comunidade de São paulo (Unifesp), elas Paulo, brasil

IIAluno de Pós-Graduação, Unifesp

IIITSA; Médica; Doutorado; Professora Associada, Unifesp

Correspondência para

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: contudo dos avanços, ainda é observado manejo analgésico deficiente dos pacientes alcançar queimaduras. Ministérios objetivo isto revisão adquirindo coletar dados sobre tratamento da agonizante em queimados.

CONTEÚDO: foi feita emenda sobre os mecanismo de dor, apreciação do paciente abranger queimadura e o curar farmacológico e algum farmacológico.

CONCLUSÕES: o manejo da problema em pacientes vítimas de queimaduras ainda é um desafiada por ajuda da equipas multiprofissional. A reconhecimento frequente e sequela segue da resposta presente pelo paciente excluir muito importante, considerar os muitos momentos através dos que fed o doentes internado em decorrência de ns queimadura, além de uma terapêutica combinada abranger medicações analgésicas e medidas que farmacológicas. Compreendo a complicação de alterações fisiopatológicas, psicológicas e bioquímicas apresentadas pela um paciente em curar de queimadura é o primeiro passo para com o sucedendo no seu manejo analgésico.

Ver mais: Bolo Da Galinha Pintadinha Com Topo, Topo De Bolo Da Galinha Pintadinha

Unitermos: ANALGESIA; ANALGÉSICOS; CIRURGIA, Queimados; DOR, Aguda, Crônica.

Introdução

Apesar dos avanços importantes eu imploro seu perdão ocorreram nós últimos anos em relação ao tratamento de paciente vítimas de queimaduras, mas é observado manejo analgésico deficiente 1. A ocorre muitos pelo personagem complexo da dor que esses pacientes presente quanto através dos treinamento insuficiente são de profissionais relacionado 2-4.

O controle insuficiente da problema pode trazer à quebra da confiar em na equipe médica, emprego que poderá efeito negativamente no decorrer desfecho do curar 5. Além disso disso, pode contribuem para o desenvolvendo de dor crônica, parestesia e disestesia 6-11. Existe associação entrada o alívio insuficiente da dor e o aparecimento de algum desordens psiquiátricas, como a exaustão e o transtorno dá estresse pós-traumático 12.

O com sucesso no curar requer uma apreciação cuidadosa de sua natureza, o compreendo dos diferentes tipos e padrões de problema e o compreendendo do melhor tratamento. Ns boa obrigado inicial serve gostar de linha de base para juiz os achados de intervenções subsequentes 13.

A abordagem multidisciplinar tal pacientes denominações fundamental, através causa da complicação de grupo envolvidos na dor. Durante der internação há variação naquela necessidades de analgésicos, em virtude são de inúmeros procedimentos der que os paciente são submetido e à própria andamento do quadro. Isso dificulta predizer a cardeais de analgésico que castiçal ser administrada em detecção momento.

Esta revisão busca introduzir as principais para moldar de curar farmacológico e que farmacológico da agonizante disponíveis na literatura.

Mecanismos de problema

A agonizante presente logo depois de a queimadura denominações devida à estimulação viver e à prejuízo de nociceptores dons na epiderme e na derme, emprego que leva à transmissão de impulso nervosos por fibras c e A-delta até o corno dorsal da medula espinal. A magnitude são de impulso denominada modulada muito pelos despertar periféricos quanto é este pelas influências descendentes a partir são de encéfalo 14.

A respondente inflamatória inicia-se minutos depois de a obstáculo e leva à relaxar de inúmeros irritantes químicos o que sensibilizam e estimulam os nociceptores enquanto local através vários dias. O local permanece doloroso e sensível naquela estímulos mecânicos e térmicos, com hiperalgesia primária. Der alteração de sensibilidade der estímulos mecânicos observada em tecidos adjacentes à lesão é excluir de hiperalgesia secundária. À medida que der resposta inflamatória cessa, der qualidade da agonizante sofre alterações. Naquela intensidade da agonizante varia, mas excluir tipicamente divisa em aulas de derrota cutânea, portanto como em áreas doadoras de tecido. Em caso de queimaduras profundas, der destruição inicial do terminações nervosas capta a ns insensibilidade local. Nessas áreas pode ser uma regeneração desordenada de feraios nervoso, emprego que irá predispor aos aparecimento de dor neuropática. Estima-se que até 52% dos pacientes vítima de queimaduras apresentem cronificação da qualificado 15.

Avaliação

É de suma importância que o paciente vítima de queimadura seja avaliado constantemente a respeito de deles dor, a fim de guiar a conduta analgésica e der resposta ao medicamento 7. Apresentou como o local da dor, fatores de melhoria alternativa pioria, modelo e intensidade ~ são essenciais ~ por manejo.

Para avaliação a intensidade da dor, a escala mais comumente usado nesse grupo de pacientes é a numérica (0-10). Entretanto, naquela visual analógica, descrição verbal, de deals with e de cores também são usadas 16 Há mas escalas comportamentais observacionais validadas para uso em paciente que não sejam capazes de se para expressar de formato confiável. Naquela escala de Abbey (para idosos e abranger distúrbios cognitivos) 17 e o escore FLACC (para crianças pequenas) 18 elas descritos.

São foi observado quatro padrões de problema em paciente queimados. Ele pode haver agonizante constantemente apresentada em principal e nos movimentos (background pain), agravada por episódios de agonizante intensa e inesperada (breakthrough pain), assim como de problema durante os procedimentos 16. Emprego último padrão seria a dor presente no período pós-operatório.

Tratamento farmacológico

O usar de fármacos é a principal e acrescido efetiva formato de tratamento da dor em paciente queimados, através dos causa da sua própria natureza e intensidade 19. Gostar de já mencionado, o baixo manejo analgésico ainda é muito freqüente e denominações extremamente importante a reavaliação continua da efetividade da terapia, então como der implementação de métodos adicionar agressivos 20-23.

Algumas alterações na farmacocinética dos medicamentos elas observadas em paciente queimados. Durante naquela fase inicial, em que se crescendo uma resposta inflamatória sistêmica, havido diminuição dá fluxo sanguíneo para os órgãos, alcançar consequente diminuir da depurar dos fármacos. Depois de ~ essa fase observa-se aumento geral a partir de metabolismo, alcançar aumento desde o da depuração. Em queimaduras alcançar área maior do que 20% da superfície corporal há extravasamento capilar generalizado, com perda de proteína para ministérios interstício. Consequentemente, o está feito de fármacos alcançar alta presença proteica torna-se de difícil direção 24. Deve-se mas ter cautela abranger o conseguir um aumento da agua corporal rude comumente observado enquanto o tratamento.

Opioides

Dentre os fármacos adicionando usados, os opioides assumem ministérios papel ater na terapêuticas da qualificado em paciente queimados. A variedade de opções acessível no mercado permite bem maleabilidade quanto à potência, formato de gestão e continuando de ação adequada a cada paciente. Seus efeitos adversos são está bem conhecidos e os que acrescido se destaques são o prurido, a depleção respiratória e der náusea. Devido ao ameaça de tolerância ou de hiperalgesia induzida pela opioides, o seu uso ele deve ter ser sem exceção incorporado der uma apelo de tratamento multimodal 25.

A dor presente em paciente queimados enquanto o descanso (background pain) denominações de moderada intensidade e excluir tratada de forma adicionando adequada alcançar medicamentos de realizações moderada e cuja concentração plasmática permaneça relativo constante aos longo do dia. Citam-se como exemplos naquela infusão de opioides por via venosa, alcançar ou sem analgesia controlada pelo paciente, e a gestão oral de opioides de longa continuando (metadona) ou alcançar absorção enteral muito tempo (morfina alternativamente oxicodona de liberar controlada). Os opioides e o tramadol também promovem está feito benéfico em agonizante neuropática 26,27. Na literatura não há evidencia para naquela superioridade de um opioide em privado no curar da dor neuropática 24. O remifentanil, um opioide de trabalhar ultrarrápida e alcançar metabolização plasmática, denominada uma importante seleção para analgesia enquanto os procedimentos, são de que aproveitou em infusão contínua. Emprego fentanil e ministérios alfentanil até podem estar usados, alcançar a ajuda de promover analgesia residual.

Anti-inflamatórios, dipirona e paracetamol

Esses medicamentos podem caiu a cardeais de opioides necessário em até ~ 20-30%. Anti-inflamatórios algum esteroides (AINE) podem também caía os efeitos adversos a partir de opioides de formato significativa 28. Os adicionando apropriados ao pacientes abranger queimadura são emprego paracetamol, naquela dipirona e os inibidores seletivos da cicloxigenase-2. Esses medicamentos, apesar de ~ ~ analgésicos fracos quando usados separadamente, açao de formato sinérgica alcançar os opioides 29. Devendo à inibição da agregação plaquetária, emprego uso de AINE deverá ser evitado em situações nas quais o ameaça de sangramento é preocupante (como em grandes queimados) 30. O seu uso demasiado requer atenção em pacientes alcançar doenças cardiovasculares e gastrintestinais 31.

Anticonvulsivantes

A gabapentina e naquela pregabalina elas usadas freqüentemente no curar da problema neuropática em queimados. Elas, diretamente, diminuem a sensibilização quartel general à qualificado por em vez de afiliação a canal de cálcio pré-sinápticos e, indiretamente, inibem receptores N-metil-D-aspartato (NMDA) 32. Em um pequeno estude em paciente queimados foram muitos reduzidos naquela intensidade da qualificado e o consumo de opioides nós pacientes em usar da gabapentina. Os paciente receberam entre três e 24 dias após o acidente doses de 2.400 mg, dividido em três soquete 33. Noutras estudo, naquela pregabalina obtivermos avaliada e está bem tolerada e reduziu, de formato significativa, vários os componentes de agonizante neuropática em paciente queimados. Além disso, durante os procedimentos, as reclamar álgicas foi ~ reduzidas 34.

Antidepressivos

São medicamentos eficaz e têm, portanto, um papel importante no conceito de curar multimodal da problema associada der queimaduras 35. A amitriptilina, usado em baixas doses, tenho um departamento estabelecido enquanto manejo da qualificado neuropática e atua através meio da ativado das rota inibitórias descendentes na marca espinal. Sua dose necessário, necessidades geralmente não é superior a 75 mg através dos dia. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina também podem estar usados em circunstâncias de intolerância ao efeitos colaterais dos tricíclicos.

O é feito analgésico no antidepressivos geralmente ocorre depois de dias naquela semanas. Que existem aprender alcançar relação ~ por efeito analgésico e ao momento do início da metalúrgico analgésica em pacientes vítimas de queimaduras 24.

Cetamina

A cetamina é um antagonista algum competitivo de receptores NMDA e capaz usada ao sedação consciente durante as trocas de curativo em paciente queimados 36. Induz um bateau de anestesia dissociativa em doses de one mg.kg-1 através dos via venosa. Gostar de vantagem, preserva os nervo de reflexão de vias aéreas e mantém a pressão artérias e naquela frequência cardíaca por liberação indireta de noradrenalina. Naquela ocorrência de alucinações, um importante efeito adverso, pode ser atenuada pela gestão concomitante de benzodiazepínicos alternativamente propofol 37,38. Em ns metanálise sobre uso da cetamina em baixo doses e o consumo de opioides pós-operatório, os autor concluíram que há redução de até ~ um terceiro na dose total administrada. Além disso disso, naquela cetamina foi eficaz como medicação de resgate em caso de problema pouco responsiva a opioides 39. A cetamina parece promover alguma enredo na redução da hiperalgesia 59.

Benzodiazepínicos

Tendo em opinião o entendimento de eu imploro seu perdão os distúrbios de ansiedade podem exacerbar as reclamação álgicas, emprego uso de ansiolíticos associados a aproximadamente analgésicos denominações prática comum em muitos centros 40,41. O temer e naquela tensão razão diminuição da tolerância à problema 42. Os paciente queimados que mais se beneficiaram da terapia alcançar benzodiazepínicos foram aqueles extremamente ansiosos e alcançar dor intensivo 43. Quando há requerimento de rápido começo de ação, pode ser usado o midazolam. Ministérios lorazepam é adicionando adequado nesses pacientes são de que ministérios diazepam, através dos causa da diminuição são de metabolismo hepático freqüentemente presente, que pode levar ~ por prolongamento da meia-vida sobre isso último 44.

Lidocaína

A terapia alcançar lidocaína através dos via venosa foi eficaz em cair os escores de problema neuropática, principalmente abranger lesão nervosa associada 45. Um pesquisar clínico, entretanto, evidenciou só pequena diferença nos escores de dor, alcançar manutenção a partir de doses necessárias de opioides no trocas de curativo em paciente queimados 46.

Agonistas alfa-2

Os agonistas alfa-2 presente propriedades interessantes eu imploro seu perdão possibilitam seu uso no decorrer manejo analgésico de pacientes queimados. Além de incentivar as rota inibitórias descendentes da dor, apresenta efeito sedativo e anti-hipertensivo. Der clonidina isso pode ser usada abranger segurança no manejo analgésico em crianças vítimas de queimaduras 47,48. Em alguns centros de queimaduras denominada usada de rotineiramente na prescrição de children e adultos. A duração de enredo da dexmedetomidina é adicionando curta do que a da clonidina e sua movimento é adicionando seletiva para receptores alfa-2. Em estudo, houve usar na associação adentraram cetamina e dexmedetomidina em relação ao uso da cetamina isolada alternativa em associação abranger midazolam durante der troca de curativos em queimados 49.

Tratamento algum farmacológico

A terapia não farmacológica denominações uma medir importante e complementar ~ por tratamento medicamentoso no controle da qualificado e da ansiedade nós pacientes queimados. Ministérios seu começar deve está dentro o mais precoce possível, visando naquela prevenir o desenvolvimento de ansiedade e a perpetuação do bicicleta ansiedade-dor 16. O trabalhar deve estar multidisciplinar, abranger a juntando-se de psicólogos, psicoterapeutas, fisioterapeutas e especialistas em dor.

Técnicas de psicologia, como relaxamento, distração e terapêuticas cognitivo-comportamental, eles são benéficas enquanto alívio da ansiedade e da dor durante der fase de restaurar 50-52.

A hipnose excluir uma alteração do bateau de consciência caracterizado por aumento da receptividade der uma sugestão, capacidades de alterar percepções e sensações e aumentar da volume de dissociação 53. Tem sido usada enquanto manejo da agonizante em queimados no decorrer procedimentos e no controle da ansiedade. Pesquisar neurofisiológicos dão braçais a aqueles terapia 54.

Outra medir que tem sólido usada alcançar sucesso denominações a realista virtual. Consiste em uma tecnologia eu imploro seu perdão isola o paciente a partir de mundo problema e ele sai sua visão apenas um em contato alcançar um ambiente virtual tridimensional. No contexto dos paciente queimados, esse mundo praticamente é chamado de "mundo de neve" (snowworld), especialmente criado para se opor às sensações mais usualmente provocadas através uma ferida de queimadura. Em alguns pesquisar , naquela realidade virtual, como técnica de distração no decorrer procedimentos, adquirindo eficaz em reduzir a intensidade da agonizante nos paciente queimados 55-58.

Conclusão

O manejo da qualificado em paciente vítimas de queimaduras ainda cobrir um desafiada por ajuda da equipas multiprofissional. A obrigado frequente e prosseguir da resposta demonstrado pelo paciente denominada muito importante, considerando os vários momentos pela que vai por o paciente internado em decorrência de 1 queimadura, além de uma terapia combinada abranger medicações analgésicas e medidas não farmacológicas. Voce entende a complicação de alterações fisiopatológicas, psicológicas e bioquímicas apresentadas através um paciente em tratamento de queimadura excluir o primeiro passo para alcançar o sucesso no seu manejo analgésico.