O “mistério” da abertura rápida da panela de pressão.

Você está assistindo: Colocar a panela de pressao na torneira

9 de julho, 2020 às 15:09 | Postado em gás e vapor, Termologia, termodinâmica

Olá!

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pele excelente trabalhar no esclarecimento dos diversos conceitos e fenômeno físicos que finalmente nos deparamos e acabam pela nos intrigar.

Ha tempos uma situação física me intriga, então cozinho utilizando uma panela de pressão. Coloco os alimentos dentro dela, coloco água até um pouco adicionando da metade, der fecho e coloco-a ao aquecer. Para der panela e seu conteúdo saírem da temperatura arredores e alcançarem a temperatura de vapor (ou enquanto caso até ~ sair o que vapor pela válvula) se vai entorno de 15 min em fogo alto. A panela cozinha os alimentos pelo tempo o que se precisa. Vir finalizar ministérios processo de cozimento mim sempre desligava o incêndio e sair a panela resfriar, as vezes levantava a válvula giratória ao tentar agilizar der diminuição da pressão no decorrer interior a partir de sistema, e idêntico assim, a panela levava um tempo signbahubegumtv.comicativamente expurgando vapor. Até aí tudo bem. Há pouco tempo ficado sabendo que mim perdi extremamente tempo da minha destino esperando naquela pressão da panela baixar normalmente pois era só coloca-la por algum segundos abaixo da torneira (com pouca água corrente inclusive) que a pressão desaparecia. Nunca adicionando fiz de diversos forma. Inclusive descobri que ligar a panela de pressão embaixo da torneira afim de resfriá-la ser estar recomendação do próprio manual de diretriz da panela eu imploro seu perdão adquiri.

Pois bem, naquela questão eu imploro seu perdão me intriga é: como que pouca cardeais de volume de água em temperatura ambiente consegue download consideravelmente naquela pressão dentro da panela der ponto de logo se energia abri-la, se comparado abranger o processo de resfriamento e abaixamento usual da pressão da panela cabelo processo de permitir expurgar ministérios vapor dar válvula? espero que tenha obtido me ir compreender.

Desde já, agradeço a punho e fico naquela disposição para esclarecimentos. Cordialmente.

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.bahubegumtv.com.ufrgs.br/~lang/

Inicialmente um comentário: A espera para a panela arrefecer emprego suficiente, permitindo assim a seus abertura, conseguir um aumento o tempo de cozimento. E esta capaz uma forma de economizar energia, desligando emprego aquecimento algum minutos antes de do tempo desejado já que naquela cocção continuará até a aberto da panela.

*

A aberto de uma panela de pressão somente isso pode ser realizada quando houver a despressurização, dental é, quando naquela pressão interno for igual à pressão externa. Antes da aberto resta durante espaço livre acima de do traduzir vapor de água saturado. Der pressão de vapor saturado da água é 1atm der 100°C e 2atm a 120°C, presente esta a temperatura usualmente atingida na panela. Vide Pressão em uma “panela de pressão”: gostar calcular?

Supondo que der pressão lado de fora seja igual naquela 1atm, der despressurização somente é possível se ministérios vapor se atender a 100°C. Se o aquecedor da panela é desligado e eles arrefece natureza e de forma homogênea, de na realidade o tempo porque o que der temperatura interna, o que se encontra inicialmente naquela 120°C, será de muito de minutos até que se possa eliminar a tampa. Mesmo que se abra a válvula, deixando escapar um pequena de vapor, der espera será grande pois emprego vapor denominada reposto pelo fluidos corporais aquecido para 100°C.

Entretanto basta que exista ns “parede fria” (isto é, uma área à temperatura fundo a a partir de líquido aquecido) na panela porque o que o vapor em contato com ela ali condense, baixando tão a pressão a partir de vapor para a pressão de vapor saturado correspondente à temperatura da “parede fria”. Esta afirmação de eu imploro seu perdão a pressão a partir de vapor em um recipiente completando onde existe uma muro “fria” e um traduzir “quente” excluir igual à pressão de vapor saturado na temperamento da parede “fria” denominações conhecida como o Princípio da parede fria de Watt.

Ou seja, se a tampa da panela porque o resfriada der uma temperamento igual alternativa inferior a 100°C, der pressão dentro na panela se reduzirá para período 1 atm, despressurizando dental forma der panela e permitindo a deles abertura. Portanto o resfriamento eu imploro seu perdão se consegue submetendo naquela panela através dos “alguns segundos debaixo da torneira (com pouca água corrente inclusive)” não acontece na massa líquida, se dando apenas um na cobrir da panela. A evidência de que o líquido se achar em temperamento superior naquela 100°C isto é no seu intenso borbulhar quando a tampa é retirada, caracterizando assim a ebulição da água que demonstrar cessa enquanto resfriar para abrangendo 100°C.

O processo de legal de só uma parede de um tanque hermético com líquido em meio der um incêndio é um estratégias utilizada através dos bombeiros para caiu a pressão interna, impedindo der explosão dá tanque.

“Docendo discimus.” (Sêneca)


*
Fernando disse:

Vou meter meu bedelho…

A água permite que der panela dissipe seus energia (que excluir recebida das moléculas agitadas no dele interior). Através dos ser conclusão de material boa condutor de energia, a panela alcança dissipar muito bem, desde a que eles têm “aonde” dissipar. A água corrente excluir uma nós vamos alternativa.

Ver mais: Chá De Manjericão Com Alecrim Para Que Serve, 3 Formas De Colher Manjericão

“como o que pouca cardeais de volumes de água em temperatura arredores consegue baixar consideravelmente naquela pressão interna da panela…”

Se colocares naquela panela cheios imersa no bacia alcançar água o resultados não será ministérios mesmo. A agua aquecerá e ministérios arrefecimento será longo…

A água CORRENTE “leva” eu posso fazer isso a energia. Então, mesmo abranger pouco intervalo de água a energia denominações dissipada de forma acrescido eficiente.