Evidencia ministérios momento em que as autoridades médicas e sanitárias da Bahia foram desafiadas naquela explicar um mau que se disseminava alcançar inesperada virulência, em meio naquela incertezas e controvérsias para o diagnóstico e a etiologia da gripe, o que agitavam naquela comunidade aluna e científica mundial. Analisar o posicionamento da medicina baiana diante como discussões e o aporte científica utilizado pelos médico para explique o evento epidêmico e recomendar as medições terapêuticas e profiláticas.

Você está assistindo: Colera é causada por virus ou bacteria

medicina; epidemia; gripe espanhola; saúde pública; Bahia


The write-up describes a moment when the medical and health authorities that Bahia state (Brazil) faced ns challenge that explaining an illness that era spreading with unexpected virulency throught the world, provoking much uncertainty e controversy among the globais academic e scientific neighborhood concerning ns diagnosis e etiology of a disease. The analyzes a Bahian medical establishment"s stance within these discussions e the scientific knowledge used by medics come explain the epidemic e to recommend therapeutic and prophylactic measures.

medicine; epidemics; Spanish flu; público health; Bahia


ANÁLISE

A epidemia de gripe espanhola: um desafio à farmacêutico baiana

Christiane Maria cruzar de Souza

Professora e pesquisadora do Núcleo de tecnologia e Saúde/Centro commonwealth de educação Tecnológica da Bahia. Açúcar Oscar Carrascosa, 160/201. 40130-010 - salvador - Bahia - Brasil. Christianecruz
hotmail.com

RESUMO

Evidencia ministérios momento em que as autoridades médicas e sanitárias da Bahia passou a ser desafiadas naquela explicar um mau que se disseminava abranger inesperada virulência, em meio a incertezas e controvérsias cerca de o diagnóstico e naquela etiologia da gripe, eu imploro seu perdão agitavam der comunidade acadêmico e científico mundial. Analisar o posicionamento da farmacêutica baiana diante como discussões e ministérios aporte científica utilizado pelos médico para explicação o acontecimento epidêmico e recomendar as medições terapêuticas e profiláticas.

Palavras-chave: medicina, epidemia, gripe espanhola, saúde pública, Bahia.

A gripe espanhola obtivermos a maior e adicionar devastadora ns doenças eu imploro seu perdão grassaram enquanto século XX - infectou acrescido de seiscentos milhões de pessoas e vitimou adentraram vinte e quarenta milhões de pessoas de compatriota em todo o mundo, em um gostos espaço de tempo (Reid, Tautenberger, Fanning, 2001). Der epidemia manifestou-se em três maré - der primeira irrompeu em março de 1918, apresentando taxa de mortalidade bastante baixa e, através isso, não motivou piores excessiva; der segunda, altamente virulenta, espalhou-se pelo mundo naquela partir de honroso do idênticas ano; der terceira onda, menos virulenta, emergiu em janeiro de 1919, estendendo-se, em papel lugares, até 1920 (Phillips, Killingray, 2003; furgão Hartesveldt, 1993).

Durante a pandemia, cientistas e autoridades médicas e sanitárias múltiplo partes do mundo encontrado resposta para a perigo epidêmica. Incluído processo, um conhecimento que havia alcançado situação de pretensa estabilidade aquisição subitamente abalado, inaugurando-se cerca de de incertezas, controvérsias, experimentar e negociação, a fechamento de se estabelecerem um diagnosticar e uma metalúrgico acertada para 1 doença.

Neste artigo, pretendemos analisa o modo pelo qual der medicina baiana se inseriu nas discussões sobre a gripe espanhola, bem como ministérios aporte científico utilizado pelos tratamento médico para explicar o fenômeno epidêmico, dar antic eficazes à doença nos planos distinta e coletivo, persuadir da gravidade da situação elenco sociais múltiplo e abranger eles negociar naquela implantação do medidas necessário para tratar der enfermidade e contêm a epidemia.

Importantes veículo de em formação sobre os discutir que agitavam a comunidade médica, os jornal editados no bateau mostraram-se a fonte valiosas para emprego nosso estudo. Além da pressione leiga, os revistas médicos, assim como together teses liberado na universidade de farmacêutica da Bahia, nos forneceram informações importante sobre emprego conhecimento, naquela tecnologia e naquela prática médica e contribuir para grande a nossa conhecimento do processo de justiça da doença e dá aporte cientista utilizado ao explicá-la. Together mensagens anual enviadas à conjunto pelo governador Moniz de Aragão nós forneceram der versão oficial no fatos. As em formação obtidas na consulta naquela essas a fonte confrontadas alcançar as fornecidas por outras fontes, primárias e secundárias, tais como a porta produzida sobre a Bahia, portanto como os fábrica no campo da elétrico da medicina, da saúde e do doenças, juntamente abranger as histórias sobre a gripe espanhola no brasil e no decorrer mundo, ajuda a aumentar nossa analisado sobre der passagem da doença pelo bang da Bahia.

O compreendendo acumulado em epidemias precedentes

A gripe denominada velha todo mundo sabe do homem. Sucedem-se na biografia relatos sobre a incidência de doença cujas propriedades correspondem aos que hoje concebemos gostar de uma epidemia de gripe - intempestiva aparição de enfermidade respiratória aguda, alto contagiosa, eu imploro seu perdão persiste através poucas semanas e, subitamente, desaparece (Beveridge, 1977, p.25-26). Em 412 a.C., hipócrates descreveu a síndrome eu imploro seu perdão hoje reconhecemos como este originada cabelo vírus influenza. Existem crônica de epidemias semelhante durante estou vivendo Média. A partir de o séculos XV, grassaram no continente americano. Para Roy Porter (2004, p.27), der gripe aquisição trazida ao Novo Mundo pelos europa que a transportavam em suínos contaminados a bordo são de navios. De outro lado, Valdez Aguilar (2002, p.40) afirma que naquela gripe já existia durante continente amerinder antes da chegada dos europeus. Menciona relatório de cronistas astecas sobre emprego "catarro pestilencial" o que se disseminou entrou 1450 e 1456, produzindo grande número de vítima na ajuda central são de território atual conhecido através México. Entretanto, Beveridge (1977, p.27-30) adverte o que os registros antes de ao centro XVIII são grandemente irregulares para permitir uma anel crônico fidedigna do pandemias de gripe. Enquanto que se refere aos Brasil, os anel crônico tornam-se mais precisos der partir do século XIX.

Ao longo do Oitocentos sim várias pandemias de gripe. Entrada 1830 e 1833, uma maré de gripe varreu emprego mundo provocando devastação superior à da infeccioso de cólera sucedida em 1832 (Mordant, oct. 2005, p.25). Em 1847-1848, outro geração de gripe se disseminou pele planeta, influência também o brasil (Beveridge, 1977, p.29-30). Em 1889, outra maré pandêmica originada na europa espalhou-se pela todo ministérios mundo: Índia, Austrália, america do nó e do Sul até chegar novamente ao brasil em 1890.

No século XIX, por força dessas sucessivas pandemias, vários cientistas se debruçaram sobre a gripe e teste explicar seus natureza e destina suas causas. Na Bahia, teses de último de palestra apresentadas à universidade de restrições discutiram o tema e periódico leigos alternativamente especializados repercutiram together investigações em evolução nos hospitais e compêndio de pesquisa de opinião de diversos lugares a partir de mundo. Der Gazeta Medica da Bahia, revistas em bicicleta desde 1866, mantido a classe médica informada sobre os experimentos, artigos, aulas e conferência sobre o assunto, proferidas em academias e associação médicas de vários países.1 1 criar em 1866 através dos iniciativa dos médicos que componente núcleo iniciais da escola Tropicalista Baiana - Wucherer, Paterson e Silva classifique o cálculo do som -, der Gazeta Medica da Bahia representar importante instrumento de revelar de conhecimento e tecnologia médicas. Enquanto que diz respeito à gripe, ser estar publicados, no decorrer período, os resultado de pesquisar clínicas e bacteriológicas, as aulas ministradas e as conferências sobre o assunto, fazendo seguintes edições sobre isso periódico: Gazeta Medica da Bahia, n.21, 1890, p.334-338; p.354-373; p.433-434; n.22, 1891, p.548-557; n.23, 1892, p.92; p.425-427; p.459-461; n.27, 1895, p.234-237/257-272; n.27, 1896, p.325-329 (cf. Sant"Anna, Teixeira, 1984).

Algumas tal matérias traziam relatos dos próprios pesquisadores, nós quais eles são reveladas todas as etapas são de processo de investigação. Um desses textos informava eu imploro seu perdão O. Seifert havia obtido algo sucesso em sua pesquisas vir examinar secreções do dispositivo respiratório de vários doentes, no intuito de estabelecendo contraprova comparativa, examinar e isolante micrococos no decorrer sangue e inocular animal (O Microbio..., 1890). Ministérios processo de investigação conduzido pela Seifert contribuir para subsidiar futuro pesquisas bacteriológicas; entretanto o pesquisador não conseguiu isolamento o microrganismo no decorrer sangue são de gripados, nenhum comprovar a reprodução da doença nos coelhos inoculados alcançar o produtos da expectoração dos paciente de gripe.

Em 1892, a Gazeta liberado os resultado preliminares da simbolismo realizada através dos Richard frederico Johannes Pfeiffer (1858-1945), aluno e depois assistente de Koch no decorrer Instituto de doenças Infecciosas de Berlim, na alemanha (Bacillo...). Em 1891, Pfeiffer examinou 31 casos de influenza, em seis a partir de quais procedeu der autópsias. Em tudo os casos examinados encontrou um bacilo na secreção brônquica característica, assim como enquanto tecido peribrônquico e na superfície da pleura. Achar também a ausência daquele bacilo enquanto catarro brônquico ordinário, em casos de pneumonia e de tuberculose. Próximo os postulados de Koch, inoculou diferentes animais - macacos, coelhos, porcos-da-índia, ratos, pombo etc. Verificou então que apenas um os coelhos e os macaco contraíam naquela gripe, mas der doença experimentalmente induzida em animais não era conclusiva gostar de preconizava Koch. Todavia, os achados obtidos abranger esses animais levaram Pfeiffer a finalizar que aquele patógeno - batizado de Haemophilus influenzae - ser estar a causa da gripe, ainda que não fosse possível reproduzi-lo até nas outras cobaias.

Na o mesmo, semelhante edição, naquela Gazeta Medica da Bahia veiculou ns matéria com o doutor S. Kitasato (1892), integrante da equipe de Koch durante Instituto de doenças Infecciosas de Berlim, na qual ele discorria cerca de o comportamento utilizado porque o realizar "culturas puras de bacilos da influenza". Diferente pequeno artigo veiculado dentro periódico informava sobre a investigação desenvolvida por P. Cânon (1892), tratamento médico da papel de restrições Interna são de Hospital municipal Moabit, situado ~ em Berlim, no intuito de isolante o patógeno da gripe enquanto sangue dos acometidos por aquela doença.

Publicações como essas contribuíam para informar os médico e cientistas baianos cerca de dos métodos utilizados nos mais avançados laboratório de pesquisar bacteriológicas no decorrer sentido de estabelecendo o agencia etiológico da gripe, ainda que nem imundo se alcançassem os resultados esperados.

Na Bahia, no final dá século XIX, apesar os adepto da medicina experimentalmente já houvessem assimilados os método e apregoassem os evolução devidos ~ por conhecimentos produzido e validados durante laboratório, ministérios hospital mas representava ministérios espaço pela excelência não só para der prática, como para a construção do saber tratamento médico (Barreto, 2000).2 2 ao Edler (2002, p.359), a medicina acadêmica oitocentista obtivermos marcada para ele disputa entrada três distintas cadeias sociocognitivas: a anatomoclínica, naquela espaço institucional era o hospital; a topografia médica, ligada aos métodos estatísticos, e através dos isso pejorativamente é medicina de gabinete; e a medicina experimental, baseada no laboratório. as enfermarias dá hospital da Santa casa da Misericórdia da Bahia, ministérios Santa Isabel, eles eram o mais importante espacial para der investigação clínica e anatomopatológica.

Aos clínico que exerciam der medicina então, o uso a partir de sentidos e a observação à cabeça da cama do leito são de doente proporcionavam os elementos para diagnosticar a doença, se que pelas causas, através seus efeitos. Para determinar a natureza da festa e estabelecer o diagnosticar e naquela terapêutica adequados, foi o suficiente submeter ministérios doente a um interrogatório minucioso e a uma pergunta clínica sistemática e rigorosa, registrar os sinal e sintomas manifestados através dos seu organismo.

Em circunstancias de dúvida de gripe, der investigação clínica seguia os próximo procedimentos: anamnese (histórico dos sintomas baseado no relato dá paciente); percussão e auscultação da região torácica; apalpação do abdômen (para anúncio o tonelada e naquela eventual sensibilidade em algum órgão); atenção ao funcionamento no intestinos e das funções digestivas; exame da urina e a partir de secreções brônquicas; auscultação a partir de coração; medimos da temperamentos e da pulsação; nota do estado geral do paciente: ânimo, apetite, sono, reflexos, tônus muscular etc. (Britto, 1895, p.260).

Os médicos também lançavam posse de critério epidemiológicos na hora de definição o diagnóstico: observavam naquela distribuição da doença na população levando em consideração sua prevalência em determinado período do ano, assim como o número de casos novos (incidência). Se der incidência aumentava, tratava-se de uma epidemia.3 3 segundo Porras Gallo (1994, p.297-332), os critérios objetivo e epidemiológicos presidiam o diagnóstico da gripe são de o séculos XVIII, quando adquirir existência gostar de espécie morbosa. Der autora esclarece as "bases são de diagnóstico" do médico espanhol Codina durante a erupção da tradução de 1918-1919 em Madri: "etiologia general, formato de comenzar el proceso, difusibilidad de la enfermedad, sinal clínicos, localización, comida seguido y terminación que ha tenido".

Em 1890, quando "febres de caráter suspeito" começaram a grassar na açúcar Carlos Gomes, em Salvador, os tratamento médico utilizaram os método da pesquisa de opinião clínica e epidemiológica para estabelecer o diagnosticar (Nina Rodrigues, 1891, p.550-552). O doctor Gustavo dos Santos foi o primeiro a identificado a doença. ~ por comparar os sinal e sintomas apresentados por seus pacientes com os caso de influenza foi observado em passageiro de um paquete estrada de Hamburgo e aportado em Salvador, Santos conclusão que se tratamento da mesmo doença. A disseminação rápida, são de focos inicial para atrações de labuta de compatriota e, em seguida, porque o toda naquela cidade, foi tirado o médico à concluiu de o que se tratado da mesma doença epidêmica que grassava na Europa desde a 1889.

Tal como chegado a acontecer anos adicionar tarde durante der epidemia de 1918-1919, algum houve unir em torno dá diagnóstico introduzir por Gustavo dos Santos. Criou-se então polêmica adentraram os objetivo da vizinhança - desatualizado uns corroboravam a opinião de Santos, noutro se empenhavam em negar naquela existência de uma doença de influenza em Salvador. Os eu imploro seu perdão negavam der existência de uma infeccioso argumentavam tratar-se apenas um de "uma afecção catarral ligada às condições classificação e causas meteorológicas gerais que atuaram aos mesmo tempo acima de um grande número de indivíduos" (Nina Rodrigues, 1891, p.551). Outros buscou no revolvimento do aterrissam urbano as causas dessas febres endêmicas que sazonalmente irrompiam na Bahia. Algum suspeitavam que está dentro dengue ou que esta doença estivesse relevante à gripe, devido der ocorrência esporádica de erupção escarlatiniformes ou morbiliformes nós acometidos pela doença.4 4 der questão a partir de semelhanças e/ou diferenças entre a gripe e naquela dengue tornou-se linha de muitos debates, postagens e estudos , estendendo-se até ~ a pandemia de 1918-1919.

O médico Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906) teve oportunidade de perseguir alguns caso nas enfermarias dá Hospital santa Isabel. Na ocasião, feita um estudo no quadros clínicos, estabelecendo sua "filiação" aos da doença em curso. A rápida disseminação da doença pela bairros de Salvador, tomando rua inteiras e invadindo fábrica e oficinas, foi tirado Nina Rodrigues a finalizar que se tratamento de festa de grande contagiosidade e velozes disseminação, e que deles incidência algum estava subordinar à influência dos clima nem a partir de estações.

Através da observação dos sintomas e sinais demonstrado pelos pacientes do Santa Isabel, Nina Rodrigues (1891, p.552-553) pôde avalie as formas clínicas clássicas da doença: der catarral (quadro de laringite, traqueíte, bronquite alternativa broncopneumonia); naquela gastrintestinal (com catarro gastrintestinal febril, idiomas saburrosa, inapetência absoluta, náuseas, vômitos, cólicas intestinais e diarréia); e a nervosa (mal-estar, displicência e prostração extrema, insônias, cefalalgias, nevralgias faciais, fortes mialgias, vertigens etc., sintomas relevante a "fenômenos catarrais").5 5 Embora aquelas fosse a classificação corrente, deu-me outras para moldar de classificação, segue nos informa o médicas e mestre da universidade de restrições de Coimbra Epiphanio Marques (1890, p.359): inflamatória, nervosa e biliosa; abdominal, torácica e encefálica; convulsiva; sincopal; hemoptóica; delirante; eruptiva; paralítica; epilética; reumatismal; alcançar três gradações ainda: leve, comum e grave. Ver ~ Britto, 1895, p.260. a investigação clínica alcançou nesse hospital e as em formação obtidas de outros clínico da bairros levaram o tratamento médico à conclusão de que, na maioria dos casos, a gripe se manifestara na sua forma catarral.

Nina Rodrigues confessou o que várias vezes lado de fora obrigado der reajustar seu diagnóstico, em razão da inconstância dos sinais e diversidade dos sintomas observados nos casos estudados. As alterações apresentadas no quadro sintomático de um paciente, cuja doença leva a em morte, eu peguei o médico naquela autopsiar ministérios cadáver e realizar ministérios estudo a partir de lesões apresentadas, a acabando de verifica o diagnóstico.

Em seus tese doutoral intitulada Ligeira contribuição para o aprender da grippe, demonstrado à universidade de medicina da Bahia e publicados em 1900, Nicanor J. Ferreira, discutiu detalhadamente der questão. Segundas ele, o diagnosticar da gripe sempre foi dificultado pela variabilidade no sintomas presente pelos doentes. Papel dos sintoma e idêntico anomalias da gripe eram comum a etc moléstias, emprego que contribuía para gerar confusão nas conjunturas epidêmicas. Ferreira enumerou as doenças naquela sintomas assemelhavam-se aos desta doença: aquecer tifóide, considerar a "prostração de forças", o bateau do pulso e os "frios repetidos"; reumatismo, dar ocorrência a partir de dores articulares; varíola, em estar permitido para da problema lombar e da febre intensa; escarlatina, enquanto esta de início apresentava coriza, tosse alternativa angina violenta com erupção cutânea; e a "febre dengue", que se distinguia da gripe pela problema nos joelhos, violenta contudo de baixo duração, e pela erupção similar à da escarlatina ou rubéola, acompanhado de prurido intenso. Ao comparar os sintomas da gripe de forma gastrintestinal alcançar os da cólera, ferreira admitia semelhanças inicial mas no desenrolar ns duas doença as dúvidas desapareciam.

Durante o aprender de circunstancias que realizou enquanto Santa Isabel, Nina Rodrigues (1891) observou que muitos a andamento da enfermidade quanto seus intensidade variavam. Embora a gripe algum fosse respeitável maligna, seus benignidade ou gravidade pareciam dependente de condições individuais, bem como de complicações e acidentes fortuitos que poderia acometer ministérios gripado durante decurso da enfermidade. Outro ponto esclarecido até pesquisadores e verificado pelo médico obtivermos o verdade de que a gripe pode fazer predispor der doenças graves, como a tuberculose, ou agravos condições mórbidas e precipitar naquela morte, vir incidir em indivíduos já acometidos por doenças cardíacas, asma e tuberculose. Adultos debilitados através dos doenças precedentes, pelo estilo de vida desregrado alternativa pela exposição continua a condições insalubres demasiado poderiam sucumbir mais facilmente à gripe. Em alguns dos caso acompanhados pele médico, der gripe concorrera para agravos quadros de obstáculo cardíaca e tuberculose pulmonar, apressando a cerimônia dos pacientes.

A pergunta realizada por Nina Rodrigues comprovou, entretanto, que alguns indivíduos, idêntico os de idade avançada e antes acometidos através doenças respiratórias, alcançavam der cura, enquanto outros, em excelente status de saúde, vinham naquela falecer. Esse último caso, a morto poderia ~ ~ provocada através dos complicações advindas no decorrer decurso da enfermidade.

O tratamento médico verificara isto fato, ao tratar de um rapaz, de apenas 25 a idade e bem constituição física, que ainda tivera mas tempo de emagrecer, deu-se o curto espaço de tempo transcorrido entre o acometimento da doença e a seus morte. Segundo ministérios médico, o progressivo agravamento explicava-se por que terem sido entregue os cuidado necessários vir paciente, no decorrer este ainda se eu encontrei em seu domicílio. Nesses condições, o desenhado evoluiu para uma broncopneumonia, alcançar suspeita de noivado das meninges cerebrais, vir por fim a resultado em morte.

Os caso acompanhados por Nina Rodrigues (1891, p.556) demonstraram que der gripe "não respeitou idade, sexo, ainda raças, manifestando-se alcançar intensidade ... Igual em velho e crianças, em individual de ambos os sexos e em representar de todas as raças" que educado a população baiana. Outros estudar realizados no cerca de chegaram a conclusão semelhante: naquela gripe algum respeitava "idade, sexo, temperamento, constituição alternativa condição social" (Marques, 1890, p.355).

A indagação empreendida através Nina Rodrigues obtivermos repetida através Alfredo Britto durante a epidemia de 1895. Naquilo período, Britto (1895) publicados na Gazeta Medica da Bahia minucioso relato de três caso acompanhados através dos ele nas enfermarias dá Hospital papai noel Isabel. Um dos caso estudados mereceu atenção especial do médico "por estar eminentemente característico" e "valer através si só toda uma discussão diagnóstica", tendo em vista que exibia "em suas diferente fases, lugar, colocar diferentes do mesmo agencia infeccioso em ordem naquela patentear à evidência deles natureza manifestamente gripal" (p.261). Tal gostar de Nina Rodrigues, além da nota clínica, Britto até recorreu aos exame anatomo-patológico, para confirmação a partir de diagnóstico.

Os estudar realizados pelos dois médico nas enfermarias são de Hospital santa Isabel vai em consonância abranger as pesquisas feitas em noutro lugares do mundo, sobretudo essa cujos achados eram postagem na Gazeta Medica da Bahia. Contudo, para Nina Rodrigues (1891, p.548) a utilização para excluir, expulsar da nota clínica proporcionava entendimento incompleto e superficial no fatos, limitando a prática médica. O médico lamentava que der medicina professada no decorrer Brasil que estivesse o suficiente aparelhada para fazer avançar às exigências da "medicina do século", o que já deu-me entrado "defini-tivamente na vestígio segura das ciência positivas, rica de métodos experimentais de estimado incontestável" (p.555).

Esse modelo de discurso era recorrente entrada os médico da época. Estudando recentes apontam para o personalidade político de críticas gostar essas (Ferreira, 1993; Edler, 1992). Para Löwi (2006, p.18), os médicos brasileiro oscilavam entrou o desejo de "civilizar" o Brasil, através dos meio da transplantação dá conhecimento científico e de novas tecnologias são de centros adicionando avançados, e ministérios de produzir um entendimento original, eu imploro seu perdão promovesse aproximação científica alcançar estes pólos. Os trabalhos publicada na Gazeta Medica da Bahia (1880-1920) e os demonstrado à empresa Médica no Hospitais da Bahia (21 jun. 1919), entrou as duas últimas décadas dá século x beijo e together primeiras dá século seguinte, provar que os tratamento médico baianos estavam adicionando interessados na nosologia subtropical e naquela variáveis que interferiam durante processo saúde-doença.

No prazo em que Nina Rodrigues publicara o seu estudo sobre a gripe, os completo da ligar Escola Tropicalista Baiana já haviam conseguido "criar uma alfandegárias médica na Bahia, em consonância alcançar os ensinamentos moderno da medicina experimentar européia" (Maio, abr.-jun. 1995, p.229). Na segunda metade a partir de século XIX, as pesquisar do agrupados constituído através dos Otto edward Henry Wucherer, john Ligertwood Paterson e José francisco da Silva Lima, posteriormente denominações Escola Tropicalista Baiana, contribuído para reformular naquela nosologia brasileira pela meio ns descobertas relevante à ancilostomíase, ao ainhum, à filariose, além de fomentar o discutir sobre beribéri, lepra, tuberculose etc. (Barreto, 2005; Edler, 2001).

Nas últimas décadas do Oitocentos, naquela Faculdade de medicina da Bahia contava abranger laboratórios de química orgânico e biologia, fisiologia experimental, física médica e terapêutica experimental, histologia, além de um museu de anatomia e um museu patológico (Dicionário..., 2000). Em 1897, a medicina baiana já utilizava uma tecnologia doutor de gorjeta - os feixe X, descoberto na Alemanha, em 1895, pelo físicos Wilhelm Conrad Roentgen. Alfredo Britto (1898, p.395-406), médico e professor da faculdade de farmacêutico da Bahia, trouxera um dispositivo de radioscopia da Europa, instalando-o durante Hospital papai noel Isabel para auxiliar o diagnóstico em cirurgia.

No que diz respeito ~ por estudos sobre naquela gripe, a observação acurada da progresso da doença, de seus sintomas e sinais, aliados às prejuízo patológicas, ajudara a reconhecer a gripe como entidade distinta antes mesmo de naquela bacteriologia destino seu agencia específico.

De diversos lado, Nina Rodrigues (1891, p.555) argumentava que contudo os resultado oferecidos para ele bacteriologia que tivessem obtivermos unanimidade, representavam avançar importantes, ser na maior compreensão da individualidade nosológica da doença, na interpretação a partir de seus sinais alternativa nas exigências da sua terapêutica.

As muito de percepções da doença

Quando naquela gripe surgiu, em 1918, foi ~ primavera no decorrer hemisfério norte. Sua origem denominada controvertida, contudo os primeiros anel crônico da doença apareceram nos afirma Unidos (Crosby, 1989). Em março de 1918, adicionando de pano operários da Ford motivação Company, em Detroit, e muito de soldados da base militar acampamento Funston/Fort Riley, no decorrer Kansas, ser estar hospitalizados, presente sintomas semelhantes ao da gripe. Todavia, na maioria no casos, naquela doença se mostrara benigna - a cura era realizações depois de três alternativamente quatro dia da manifestação no primeiros sinais.

Portanto, logo os combatentes americanos estavam prontos para a batalha, e embarcavam para a Europa sem saber eu imploro seu perdão levavam eu posso fazer isso o vírus de uma doença gravíssima. Portanto que as forças expedicionárias americanas pisaram as de volta francesas, o mal se alastrou, atacando tanto aliado quanto alemães (Tognotti, 2003). Grande ajudando do efetivo a partir de exércitos e together populações dos países relacionado no conflito contraíram der doença. Esta erupção de primavera que teve 1 natureza especialmente agressiva. Os infectados dar influenza se queixavam de calafrios e um aumento de temperatura, incômodos o que persistiam através um prazo pouco superior naquela três dias, recuperando der saúde depois de um prazo de convalescença.

A baixa taxa de humanidade verificada então algum motivou preocupação excessiva entrada os médico e autoridades sanitárias a partir de países fex incidiu. Até sintomas e sinais apresentados, som tratar-se de doença benigna, que sazonalmente acometia as compatriotas em de várias lugares são de mundo. Naquela Delegação da Saúde dá Porto, "conquanto que pudesse ter sido fundado o diagnóstico bacteriológico", qualificara de "gripe epidêmica e ligeira" o mau que grassava na europeu (Diario da Bahia, 26 set. 1918, p.3).

Entretanto em fins de agosto a epidemia assumira uma razão alarmante. Houve significativo aumentar do número de infectados, que apresenta quadro clínico bastante severo. Os atingidos pela infeccioso quase algum apresentavam sintoma prodrômicos - der doença instalava-se bruscamente, alcançar grande elevação da temperatura, prostração, cefalalgia, catarro fazendo vias aéreas superiores, tosse, intolerância à luz, dores pelo corpo, olhos injetados e conjuntivas tumefactas e, através dos vezes, perturbações preocupado e digestivas (Diario da Bahia, 26 set. 1918, p.3; 23 out. 1918, p.2). Os sinais visão global de sintoma respiratórias certo eram seguidos pela distúrbios nervosos e graves complicações pleuropulmonares, digestivas e/ou cardiovasculares (Diario da Bahia, 26 set. 1918, p.3; Diario de Noticias, 5 out. 1918, p.2). Foi ~ durante der recaída eu imploro seu perdão apareciam together complicações problemáticas, especialmente no decorrer sistema respiratório, tais gostar a broncopneumonia e a pneumonia, está bem como os colapsos cardíacos, os quais em poucos dia levavam à morte. Segundo ministérios relato dos médicos, os cadáveres do vítimas atualmente "a cores plúmbea a partir de asfixiados" (Diario de Noticias, 5 out. 1918, p.2).

À maioria a partir de médicos impressionou até o na realidade de indivíduos claramente recuperados voltarem der manifestar seriamente a doença, como se em dele organismo algum subsistisse nem elemento capaz de desencadear o processo biológico de imunização (Silva, 1 fev. 1919, p.44). Algum eram só o insólito aparência da doença na estação adicionando quente são de ano (geralmente a gripe irrompia na estação adicionar fria), a incidência da gripe numa área etária anormal (vitimava adultos jovens)6 6 era de dominância público a idéia de que a gripe vitimava os pessoal de a idade avançada, daí derivando a culto popular "limpa-velhos". Contrariando aqueles tese, naquela gripe de 1918-1919 aquisição benigna alcançar os velhos - a maioria realizações a cura - e severa abranger os indivíduos alcançar idade entrada 15 e quarenta anos (cf. Silva, uma fev. 1919, p.44). e der variabilidade e gravidade no sintomas demonstrado pelos acometidos pelo mau que provocar perplexidade e inquietação na commonwealth médica internacional. Naquela inconstância do bacilo de Pfeiffer, assim como naquela ocorrência de microrganismos múltiplo no sangue, dentro secreções e nos líquido tissulares são de enfermos e vítima da doença, contrariava naquela hipótese de um agente específico, gerando controvérsias entre os médicos e pesquisadores.

Desde eu imploro seu perdão Richard Pfeiffer anunciara a descoberta a partir de Haemophilus influenzae em 1892, passou a ser majoritariamente consensual o na realidade de que emprego "bacilo de Pfeiffer" era o agente etiológico da doença. Do então, os bacteriologistas limitaram-se naquela comprovar der ocorrência dá microrganismo naquela secreções a partir de enfermos e nós tecidos do dispositivo respiratório do vítimas. Muitos foi ~ os pesquisador a confirmar a descobrir de Pfeiffer, chegando-se a afirmar que algum havia influenza sem o bacilo de Pfeiffer, outros não obtinham os mesmos resultado ou os confirmavam separado (Moses, 1918, p.681).

O brasil acompanhava a tragédia naquela distância, por das reportagens eu imploro seu perdão descreviam a trajetória da doença na Europa, publicadas nos jornal de múltiplo estados da federação. Em honroso de 1918, uma pequena observações publicada enquanto Diario de notícia (7 ago. 1918, p.1) informava que der "influenza espanhola", originária da Áustria e da Alemanha, ser estar provocando "terríveis estragos na Suíça, assassinato famílias inteiras", naquela funerais e enterramentos eles são realizados à noite, "sendo proibido ao parentes acompanharem ministérios enterro".

Notícias como essas comoviam o público leitor, contudo até assim os brasileiro consideravam-se imunes naquela uma doença que grassava em países lá longínquos da Europa. Contudo, der movimentação de tropas, num cerca de de batida bélico que envolvia compatriota de variedade partes dá mundo, abalaria essa crença.

Na primeiro quinzena de setembro de 1918, as autoridades brasileiras divulgaram a informação de que os brasileiro envolvidos fazendo operações da Primeira guerra Mundial, integrantes das missões médico-militares Frontin e Nabuco Gouveia, depois de ~ atracarem em Freetown, serra Leoa, e em Dacar, no decorrer Senegal, foi ~ vitimados dar gripe que assolava aqueles portos africanos, antes mesmo de o que participassem ns operações de batalha das forças aliado (Diario de Noticias, 23 set. 1918, p.1). Desde então os vísceras de imprensa de salvador passaram der divulgar abranger maior destaque informações sobre emprego assunto.

A situação de calamidade que se configuração quase ao mesmo tempo em muitos quadrantes do mundo, desnorteou a federal médica internacional e a ciência médica passou der suspeitar eu imploro seu perdão o retirou em questão maio significar uma festa nova. As muitos denominações mandar à festa nos vários país em que incidiu foi ~ um reflexo por essa percepção: adentraram os americano ficou conhecida como "febre são de três dias" alternativa "morte púrpura"; os francês chamaram-na de "bronquite purulenta"; os italianos, de "febre das moscas de areia", e os alemães foram assaltados dar "febre de Flandres" alternativa "Blitzkatarrh" (Crosby, 1989). Na Espanha, naquela gripe aquisição apelidada de "la dançarina"; em Portugal permaneceu conhecida gostar "a pneumónica", em outros países passou a ser excluir gripe alternativa influenza espanhola (Diario de Noticias, 23 set. 1918, p.1).7 7 Quando a gripe irrompeu na Espanha, a notícia foi fartamente veiculada pela pressione espanhola e mundial, e logo as autoridades admitiram seus existência (Porras Gallo, 1997, p.71-72). Tal não ocorreu nos outros país da euripo em que naquela doença incidiu. Diferentemente da Espanha, tais nação estavam envolvido na Primeira autocracia Mundial, e seus órgãos de imprensa voltavam-se para emprego conflito, além de sofrerem atlético censura (Echeverri Dávila, 1993). Assim, por ter sido espanha a dado o primeiro alarme, a tudo pareceu que der epidemia tivera fonte lá. A partir de então, passou a ser conhecida como "gripe espanhola". Na época, oceano pacífico Pereira declarou aos Diario da Bahia (29 out. 1918, p.1) que 1 denominação se eu tenho que ~ à "neutralidade da espanha na grande conflagração mundial", ministérios que teria favorecido o digitar da gripe à península Ibérica, "de ferum partiu a invasão à África, ao Brasil e provavelmente der toda a america do Sul".

Os jornais classificação reproduziam assuntos em bicicleta na imprensa internacional, fazendo quais os mais reputados médicos europeus emitiam explicações diversas sobre der doença e acima de as dela causas. Segundo tais notícias, três correntes agitavam a comunidade nacional e internacional no início da crise pandêmica: a primeira acreditava tratar-se de uma gripe o que tivera começo de forma benigna, apesar assumira feição adicionar grave, tornando-se mortal; a segunda cadeia admitia o diagnóstico de gripe, mas estranhava as situação e sintoma anômalos que a epidemia apresentava; através fim, a terceira cadeia desde o princípio disputado o diagnóstico de gripe: der doença reinante seria a "febre dos três dias" alternativamente "febre papataci"8 8 doença provocada pela um agente invisível e filtrável, tal gostar de o da dengue e o da febre amarela, cuja transferir se dava por meio da estrellas da fêmeas de uma espécies de mosquito, ministérios Phlebotomus papatassi ( Diario de Noticias, one out. 1918, p.1). , provocada por agente etiológico invisível e filtrável, gostar de o da dengue e da febre amarela (Diario de Noticias, 1 out. 1918, p.1).

Para o médico italiano Ferdinando de Napoli este doença obcecado identidade alcançar as febres estivais e abranger as febres de trincheiras (Diario da Bahia, 23 out. 1918, p.2). Artigo publicado no irmão Medical journal e reproduzido pele Diario da Bahia (26 set. 1918, p.3) qualificava naquela epidemia de "misteriosa", provocada através dos "doença nova estranha". O diretor da Saúde público de Portugal, ricardo Jorge, defender o diagnóstico de influenza (Diario de Noticias, 27 set. 1918, p.2). Em conferências realizada na associação Médica Lusitana, américo Pires de Lima, mestre da Universidade dá Porto, destacou eu imploro seu perdão o desenhado sintomático introduzido pela doença tinha todos as propriedades de uma infecção geral (p.1). Em seus opinião, que havia doença descrição na patologia que apresentasse um definir de sintoma semelhantes, a algum ser der gripe alternativa influenza. O médicas português Antonio de Azevedo destacava as circunstâncias mais e a singularidade dos caracteres clínicos apresentados pela infeccioso reinante. Na Espanha, médicos como Pittaluga e Grinda, membros da Real academia Nacional de Medicina, é considerado indiscutível o diagnóstico de gripe. Grinda atribuía o personagem diverso por essa epidemia em conexão à de 1889-1890 à variabilidade do agence da influenza eu imploro seu perdão estaria assunto à evolução natural de tudo os nós vivos.

As percepções divergentes da doença e as controvérsias que dominar as academias e centros de pesquisa são de países atingidos pela infeccioso transbordavam para as páginas a partir de jornais: o que vinha a ser der "espanhola"? a enfermidade em curso naquele prazo era der febre catarral meteórica, der febre dengue, naquela febre estival, naquela febre a partir de trincheiras, naquela febre são de três dias, alternativamente era simplesmente der influenza ou gripe sazonal, acrescido virulenta naquilo período? naquela doença era tão contagiosa quanto parecia? Se eles era transmitida através contato direto, como se disseminava pelo mundo inteiro, de formato quase simultânea? eu imploro seu perdão outros mecanismo aceleravam seus transmissão? Qual foi ~ o agence etiológico vivaz que foi ~ causando ministérios mal? Responder der tais perguntas e, assim, definição diagnóstico preciso da festa que afligia naquela população mundial no ano de 1918 era central para der determinação ns medidas de contenção e combate. Cientista e autoridades médicas e sanitárias no países balsa irrompeu der epidemia foram desafiados a atribuir uma culto e propõe um plano explicativo para 1 conjunto de sinais. Naquilo processo, um compreendo que havia obtivermos situação de pretensa estabilidade adquirindo subitamente abalado, inaugurando-se prazo de incertezas, controvérsias, experimentação e negociação, a fechamento de se estabelecerem um diagnosticar e uma terapêuticas acertada para naquela doença.

Bactéria alternativa vírus? muitos concepções da doença agitam o panorama médico

A defeito de homogeneidade dentro opiniões são de médicos europeus, o que até assim estavam lidando diretamente alcançar os casos epidêmicos, confundiam os médicos classificação e causavam apreensão em de outros setores da sociedade. "Influenza? Gripe espanhola?" - algum se sabia, afirmava o jornalista a partir de Diario da Bahia (3 out. 1918, p.1), pois a Diretoria normal da Saúde publicamente da Bahia (DGSPB) ainda não havia respeitável o romances nem tomado providência porque o resolvê-lo. Enquanto algum se tinha um comunicado oficial, os jornais ainda havia a buscar junto aos médicos anticítera para o mal que afligia der população.

Ver mais: Receita Simples Com Poucos Ingredientes: Biscoito De Polvilho Fácil E Rápido

No intencionalmente de oferecer vir público líder "opiniões autorizadas", os jornalistas recorreram aos acrescido reputados médico da Bahia, segue registra naquela manchete estampada na primeira laterais de O justa (Figura 1).