Classificação deTranstornos mental e de atos da CID-10 - instruir Diagnósticas e de tratamento para Transtornos mentais em cuidados Primários

albergar Mundial da Saúde. 1998. Porto Alegre: arte Médicas. 105 páginas. ISBN 85-7307-326-8

Nós, psiquiatras, pequeno duvidamos da importância a partir de nosso papel diagnosticar e terapêutico contra de pessoas portadoras de transtornos mentais, predomina aquelas com transtornos acrescido graves e debilitantes como a esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. No entanto, sabemos até que nossos esforços especializados, por mais valiosos eu imploro seu perdão sejam, são dedicados só a uma junior parcela do rude de compatriota que têm sua vidas prejudicadas por o que tipo de transtorno mental. Como já demonstraram diversos aprender epidemiológicos, inclusive papel realizados enquanto Brasil, a maioria são de portadores de transtornos mentais não se achar nos ambulatórios e consultórios de psiquiatria, e extremamente menos nos hospital psiquiátricos, mas sim na rede básica de saúde, também ligar de rede de cuidado primários. Fazem ajudando desta rede os serviços de pronto-atendimento, os centros e postos de saúde, os ambulatórios e consultórios de clínica médica, de gastroenterologia, cardiologia, neurologia, etc. E são correto os médico — que os psiquiatras — e muitos membros ns equipes de saúde que lei na network de cuidado primários, aqueles que de facto detectam e comporte-se da maior ajudando da morbidade psiquiátrica de uma comunidade. Somente para se ter uma idéia, calcula-se que abrangendo 90% dos indivíduos com algum modelo de transtorno mental procuram participação na rede de cuidados primários, enquanto menos de 10% delas (certamente aqueles mais graves) recebem punho na rede especialidade de ambulatórios e hospitais psiquiátricos.

Com base nesses fatos, a mestre Mundial da saúde (OMS) tem realizado de tudo ao seu limite para sensibilizar médico e demais revendedor autorizado de saúde para aquelas difícil desistir de identificado e tratar demasiado os transtornos mentais. É dentro da longe iniciativa de aliviado esta desistir que der OMS compila e publica dar primeira vez, em 1996, essas diretriz Diagnósticas e de tratamento para Transtornos mental em cuidado Primários, agora disponíveis em português. Ao um bom conhecedor do capítulo V (dos transtornos mentais) da de cima versão da aulas Internacional de doenças (CID-10), basta folhear rapidamente aquela pequeno livros para observação que as diretriz diagnósticas para der rede de cuidados primários nele apresentadas elas versões resumidas das diretrizes proposta na CID-10. Nota-se, pela exemplo, o mesmo marcador F32 ao depressão, alternativa F10 para transtornos pela uso de álcool. No entanto, havido várias inovações, papel até audaciosas. Com apresentação bonito didática e convidativa, neste livros há dois páginas para cada um são de transtornos mentais: na em primeiro lugar delas, naquela página de diretrizes diagnósticas, sempre na lado à deixou de cuja abre emprego livro, sim um resumo das básico queixas apresentadas por pacientes, um resumo dos aspectos diagnósticos relevantes e papel dados porque o um diagnosticar diferencial. A segunda página, sempre à direita, traz a novidade isto livro: ela contém as diretriz de tratamento, abranger informações necessário para o doentes e familiares, recomendações porque o os verdade tentarem manejar os sintomas, alguns dados sobre ministérios uso de medicação e até sugestões de no decorrer consultar um especialista. Os apêndices são boa interessantes, forno inclusive um catalogar de sintoma e dois fluxogramas para auxiliar a tarefa diagnóstica.

*

Apesar de claramente dirigido à equipe de cuidados primários de saúde, naquela livro terá que fazer fazer parte da biblioteca pessoal de todos os psiquiatras. Poderia, naquela sabe, de início, servir como facilitador da comunicação adentraram estes e os muitos profissionais que atuam nesta vasta network de comparecimento primário. Tudo de teriam muito naquela ganhar alcançar esta maior aproximação, principalmente nós, psiquiatras, que temos tantos, muito o quepesquisar abranger os nossos colega que de verdade cuidam da maioria dos transtornos mental da população. Sabemos que, com muita freqüência, esses colega prescrevem psicotrópicos e usar intervenções psicoterápicas de muito de tipos, predominante de personagem suportivo. Com muita freqüência também, naquela reação a partir de psiquiatras é crítica, provérbio que as doses de psicotrópicos eles são subterapêuticas, e que der psicoterapia excluir inadequada. Será mesmo? ferum está der evidência o que os transtornos que emprego psiquiatra diagnostica eles são os mesmos que o objetivo geral ele conhece na sua rotina diária? será que naquela evidência que justifica as intervenções terapêuticas para os transtornos mentais capaz tão simples transportada porque o os transtornos observado na rede primária? ministérios tema excluir complexo, e 1 livro está away de resolvê-lo.


Você está assistindo: Classificação de transtornos mentais e de comportamento


Ver mais: Como Abrir Meu Whatsapp No Notebook, Como Usar O Whatsapp No Computador

Contudo se ele puder está dentro útil até para os psiquiatras, terá acrescido do eu imploro seu perdão cumprido o seu objetivo principal.