INTRODUÇÃO: a doar exagerada da gengiva ~ por sorrir denominada um dos problemas que influência negativamente naquela estética são de sorriso e, na maioria a partir de vezes, está relacionada à agindo conjunta de alguns fatores etiológicos. A analisadas sistematizada de alguns aspectos são de sorriso e da posição de repouso a partir de lábios facilita der correta avaliação desses pacientes. OBJETIVO: introduzir um checklist de propriedades dentolabiais e ilustrar gostar de esse caminho de anexar de dados, no o diagnóstico ortodôntico, ele pode facilitar a tomada de decisão no curar do sorriso gengival, eu imploro seu perdão geralmente contém o compreendo da Ortodontia e de é diferente especialidades médico-odontológicas.

Você está assistindo: Cirurgia para diminuir lábios da boca preço

Ortodontia; Estética; Sorriso


INTRODUCTION: extreme gingival display screen on smiling is 1 of a problems that negatively affect smile aesthetics and is, in many cases, regarded several etiologic factors that act in concert. Naquela systematic testimonial of some facets of the smile e the position of ns lips at rest have the right to facilitate ns correct assessment of this patients. OBJECTIVE: to present naquela checklist the dentolabial features and illustrate como as the usar of this record-keeping an approach during orthodontic diagnosis deserve to streamline decision do in treating ns gummy smile, which generally requires expertise of orthodontics e other medical e dental specialties.

Orthodontics; Aesthetics; Smile


TÓPICO ESPECIAL

Checklist dos aspecto estéticos naquela serem respeitável no diagnóstico e curar do sorriso gengival

Máyra reis SeixasI; roberto Amarante Costa-PintoII; Telma Martins de AraújoIII

IMestre em Ortodontia pela UFRJ. Professora Colaboradora do curso de especialização em Ortodontia da UFBA. Diplomada pelo prancha Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia face (BBO)

IIMestre em Ortodontia para o UFRJ. Professor de Ortodontia da EBMSP. Professor Colaborador do comida de especialização em Ortodontia da UFBA

IIIDoutora e hierárquico em Ortodontia para o UFRJ. Professora Titular e coordenadora do centrado de Ortodontia Prof. José Édimo Soares Martins-UFBA. Diretora comando do borda Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial

Endereço para correspondência

RESUMO

INTRODUÇÃO: a exposição exagerada da gengiva vir sorrir denominada um dos problemas que influência negativamente a estética do sorriso e, na maioria a partir de vezes, isto é relacionada à alegria conjunta de papel fatores etiológicos. A analisado sistematizada de alguns aspectos dá sorriso e da localização de repouso dos lábios facilita der correta apreciação desses pacientes.

OBJETIVO: introduzir um checklist de características dentolabiais e ilustrar como esse caminho de anexando de dados, enquanto o diagnosticar ortodôntico, pode facilitar a tomada de decisão no curar do sorriso gengival, o que geralmente participar o compreendo da Ortodontia e de de outros especialidades médico-odontológicas.

Palavras-chave : Ortodontia. Estética. Sorriso.

INTRODUÇÃO

Quando desarmonia observado até próprios pacientes, ministérios sorriso gengival inventar uma queixa estética importante durante naquela anamnese ortodôntica. Apesar de aparecer alcançar certa frequência nos consultórios, naquela literatura dedicada a esse objeto como tema central, abordando o dele diagnóstico e tratamento, é escassa. Tratar emprego sorriso excluir uma desistir difícil para ministérios ortodontista por algumas razões. Historicamente, sabe-se que enquanto século passado, nas ano decente de 50 e 60, o diagnóstico e ministérios planejamento ortodôntico eles eram realizados abranger base na cefalometria e, pela isso, os conceitos estéticos passou a ser definidos, primariamente, numa vista de perfil. Mas assim, a documentação ortodôntica continuou privilegiando os paradigma de gesso, eu imploro seu perdão são registros estáticos da oclusão, permanecendo distante da análise dinâmica da fala, do sorriso e da obrigado das características morfológicas e funcionais dos lábios. Como o lei de sorrir é um processo dinâmico, naquela beleza a partir de sorriso algum depende apenas do adequado posicionamento dentário e esquelético, mas ~ da anatomia e funcionamento da músculo labial - e daquela a Ortodontia precisa avalie que sim pouco ou nenhum controle.

SORRISO GENGIVAL

A maior parte dos profissionais da Odontologia considerar que, no decorrer o sorriso, emprego lábio superior deve posicionar-se vir nível da borda gengival dos incisivos quartel general superiores1,2,3. Porém, sabe-se que papel quantidade de gengiva à demonstração é esteticamente aceitar e, em muito de casos, distorção uma aparência jovial4,5,6.

Apesar de existirem de várias parâmetros na literário para conjuntos o sorriso gengival (quantidade em milímetros de doar da gengiva aos sorrir), ministérios que adicionando parece interessar ~ por ortodontista excluir a ideia sobre ministérios que é ou que bem aceito, esteticamente, pelo espectadores em geral. Segundo enquete realizada por Kokich Jr. Et al.7, somente ao atingir 4mm de doar gengival emprego sorriso considerada antiestético, tanto através dos dentistas clínico como pelo espectadores leigo. Porque o os ortodontistas, acrescido exigentes, 2mm de dando gengival ao sorrir são suficientes porque o comprometer a concorde do sorriso (Fig. 1).


*

A altura do sorriso denominada influenciada pelo sexo e dar idade. Existem evidências de que as mulheres presente sorrisos adicionar altos a partir de que os homens8,9 e que a dando dentogengival diminui alcançar a idade8. Essa informação tem relevância clínica, uma virado que ministérios sorriso gengival exibe claro grau de autocorreção com o cruzando do tempo, predomina em indivíduos a partir de sexo masculino10.

A sua etiologia isso é relacionada naquela diversos elementos como: excesso vertical maxilar; protrusão dentoalveolar superior; extrusão e/ou diferenciação passiva mudado dos fang anterossuperiores; hiperatividade são de músculos elevadores são de lábio superior. Contudo, em grande ajudando dos casos, alguns desses fatores alternativamente mesmo tudo encontram-se associados. Emprego ortodontista parece está dentro o profissional adicionar capacitado naquela avaliar, criteriosamente, a participação de para um deles, sendo naquela hiperatividade são de músculos elevadores do lábio superior o guardada percebido e estudado.

DIAGNÓSTICO

A despeito do(s) fator(es) etiológico(s) envolvido(s) durante sorriso gengival, existem enfrentar a tenho obrigatoriamente considerado durante a obrigado clínica a partir de pacientes. O registro sistematizado da retirar interlabial em repouso, da admitem dos incisivos superiores durante o repouso e a fala, do arco do sorriso, da proporção largura/comprimento a partir de incisivos superior e das apresentou morfofuncionais do lábio superior, pela meio de um checklist (Fig. 2), denominações de compridas utilidade no decorrer o diagnóstico. Naquela inclusão desses dados na símbolo de consulta ortodôntica assegura que informações fundamentais vir plano de tratamento algum sejam esquecidas alternativamente negligenciadas.


*

1. Retirar interlabial em repouso

Para anexar desse dado, é importante que ministérios ortodontista inclua na documento inicial uma fotografia aproximada são de lábios em repouso. Avaliação fonéticas através meio de filmagens são também de grande utilidade documental.

Não há ligação direta entrou sorriso gengival e cardeais de espacial interlabial em repouso11. Ao contrário a partir de que se acreditou no decorrer muito tempo, pacientes alcançar comprimento normal dá lábio superior e espaço interlabial diminuir podem apresentar exposição exagerada da gengiva aos sorrir. Enquanto o espacial interlabial em repouso excluir normal (1-3mm), o sorriso gengival considerado de fonte predominantemente muscular (Fig. 3A, B, C). Diante de um espaço interlabial aumentado, desarmonias dentoesqueletais (excesso vertical maxilar e/ou protrusão são de incisivos superiores) são, geralmente, a causa principal do problema, estando conectado com ou não a alterações anatômicas e/ou funcionais do lábio superior (Fig. 4A, B, C)11,13. Diagnosticar a etiologia muscular dá sorriso gengival denominações fundamental para reconhecer, de imediato, as limite ortodônticas do curar e buscar ajuda em etc especialidades como, por exemplo, recurso da restrições Estética. Além disso, ministérios diagnóstico correto diminui o risco de se corrigir a exposição exagerada da gengiva em detrimento de outros aspectos estéticos favoráveis do sorriso. Isso sustenta ministérios paradigma ortodôntico contemporâneo, que cobrir identificar os enfrentar estéticos favoráveis do sorriso porque o certificar-se de que sobrenome serão mantidos no tratamento dos problemas dentofaciais14.


*


2. Admitem dos incisivos superiores enquanto o descanso e naquela fala

Sabe-se que, durante der posição de repouso no lábios, a cardeais de doar dos incisivos superiores é um presente valores de quase certo 2 der 4,5mm nas desativar e de 1 naquela 3mm nos cara (Fig. 5). Essa característica está direto relacionada abranger a aparecimento jovial a partir de sorriso, existência esperada a sua diminuição ~ por longo da destino (pelo alongamento do lábio superior, devido vir processo de maturação e envelhecimento a partir de tecidos)10,11,12.


*

Para o anexando desse item, pode-se utilizar uma radiografia cefalométrica em predefinição lateral alcançar os lábios em principal e medir a distância, em milímetros, entre a borda incisal dá incisivo centro superior e o esboço inferior a partir de lábio superior (Fig. 6). Avaliação fonéticas enquanto o exame objetivo são também importantes. Ministérios paciente ele deve ter ser orientado der articular frases formadas pela fonemas eu imploro seu perdão favoreçam a pegar da maior doar dos incisivos8 e, como sugestão, pode-se adotar a frase "Tia Ema torce cabelo time do Corinthians", então de um sorriso ampla e espontâneo, gostar exemplificado durante link: www.dentalpress.com.br/journal.


Estão relacionados naquela uma maior dando dos incisivos superior em repouso: der extrusão tal dentes; o padrão facial dolicocefálico; o excesso vertical maxilar; o lábio superior curto. Enquanto o plano do curar envolve a impacção maxilar e/ou infiltração de dentes anterossuperiores, der magnitude da alteração dentoesqueletal algum deve basear-se na cardeais de admitem gengival der ser diminuída, contudo no grau de admitem de incisivos em repouso eu imploro seu perdão se equilíbrio manter. Pacientes que apresenta possibilidade estética de intrusão dos incisivos superiores algum trazem grandes desafio em relação ao planejamento da ajustar ortodôntica alternativa ortocirúrgica são de sorriso gengival (Fig. 3A, B, C). Através outro lado, paciente que possuem está bem exposição de incisivos enquanto o principal e naquela fala exigir de um planejamento acrescido cuidadoso (Fig. 4A, B, C)11,14.

3. Reverência do sorriso

O termo arco do sorriso denominações descrito como a curvatura formação pela união a partir de bordas incisais dos caninos anterossuperiores. Em um sorriso é considerado estético e de figura jovial, aqueles curvatura ele deve ser paralela à poupar superior dá lábio inferior (Fig. 7A)15. Sorrisos fêmea possuem curvatura adicionando acentuada, devido a nos masculinos aquelas apresenta-se adicionar plana. Nós indivíduos abranger padrão face braquicefálico, o reverência do sorriso é adicionando plano, quando comparado ~ por dos padrões meso e dolicocefálico11.


Em algum pacientes abranger sorriso gengival, naquela intrusão no incisivos superiores isso pode ser realizada. Porém, a não avaliação do arco do sorriso pode resultar em um deficiente achatamento da sua curvatura, tornando-o aviões e menor atrativo16,17.

4. Proporção largura/comprimento a partir de incisivos superiores

A cosmética odontológica isto mostra diversas considerações sobre razão e morfologia dentária. Alguns autores apontam der importância de se alcançar proporções enquanto sorriso que se harmonizem alcançar a face17,18,19. Naquela proporção estética "padrão-ouro" determina que naquela largura no incisivos centrais superiores deve ser de quase certo 80% do seu comprimento (Fig. 8), abranger variação aceita entre 65% e 85%; e a dos incisivos ao lado superiores em prateleira de 70%17,18,19.


A ligação largura/comprimento (L/C) elevada excluir encontrada em dentes adicionar quadrados, enquanto a proporção adicionando baixa relaciona-se alcançar uma aparência adicionando alongada. Em conceitos de prótese dentária, a proporção e naquela morfologia do coroas a partir de incisivos centro superiores devem estar em harmonia com o modelo facial dá paciente12,18,19.

Em indivíduos alcançar sorriso gengival, denominações importante juiz se as coroas são de dentes antes de apresentam-se grandemente curtas. Circunstancias isso isso é observado, ministérios próximo passo excluir diagnosticar a causa raiz do encurtamento, que ele pode acontecer, fundamentalmente, através dois motivos:

A) redução em altura das bordas incisais dos caninos superiores, através dos atrição e/ou fratura

Em papel desses casos, os incisivos extruem levando junto todo o dele periodonto de inserir e proteção. Como processo, é chamado de "extrusão dentária compensatória"20, pode obedecer por uma admitem exagerada da gengiva enquanto o sorriso. À sondagem periodontal, aqueles dentes presente valores normal de profundidade de sulco gengival e emprego tratamento isso pode ser realizado através dos meio de cirurgia periodontal alcançar reabilitação protética alternativa Ortodontia conectado com à Dentística Restauradora:

• cirurgia de aumento de coroa clínica abranger osteotomia

A realização por essa procedimento, pela provocar a admitem da enfrentar radicular e a necessidade de curar restaurador complementar, deve ser exaustivamente discutida alcançar o paciente (Fig. 9). Além disso, devendo à conicidade ns raízes, as coroas protéticas ganharão um formato mais triangular e dificilmente uma estética interproximal satisfatória será alcançada, que sendo raro ministérios surgimento de "espaços negros" pós-operatórios. A conduzida dessa abordado engloba um tempo margari de curar e a que necessidade a partir de uso de dispositivo ortodôntico. Como desvantagem, tem-se a diminuição da proporção coroa/raiz, perda de grampo ósseo e necessidade de restabelecimento protética dos caninos envolvidos12,18,19,20.


B) aumentos gengivais

Os fatores etiológicos relacionados aos aumentos gengivais são de várias e vão são de uma hipertrofia tecidual pela razão infecciosa e/ou medicamentosa até ~ a erupcão passiva alterada20,21. Ministérios processo de erupções dentária considerado finalizado quando os dentes com o aeronaves oclusal e entre em função. Os organização moles acompanham esse movimento e, ~ por final, a gengiva marginal migra apicalmente, até ~ que é localizada próxima à interseções cemento-esmalte (JCE). Todo isto processo é ~ de erupção passiva. Quando, pela motivo desconhecido, a gengiva não migra para der posição esperada, dá-se o sobrenome de erupção passiva alterada. À sondagem periodontal, aqueles dentes presente valores conseguir um aumento de profundidade de sulco gengival e como situação representa sugestão precisa ao a agindo do periodontista no curar do sorriso gengival (Fig. 11)20,21. Normalmente, o aumentar das coroas clínicas no incisivos excluir realizado através meio da remoção do excesso de tecido gengival eu imploro seu perdão recobre o esmaltada cervical. Quando naquela distância adentraram a crente óssea alveolar e naquela JCE denominações menor que 1mm (insuficiente para a ajustamento da inserir conjuntiva), a realização de osteotomia torna-se necessário para o encontrado de corretas distâncias biológicas21.


5. Propriedades morfofuncionais a partir de lábio superior

Os lábios participar de modo radical na expressões facial, predominante no açao do sorriso, naquela variações ser estar relacionadas às características morfofuncionais labiais como: comprimento, espessura e inserção, instruções e contração das fibras no vários músculos a eles relacionados22.

Quanto aos comprimento, tem-se um estimado médio para ministérios lábio superiores de 24mm para emprego sexo masculino, e 20mm para ministérios sexo feminino23. Du de brilho que indivíduos abranger lábio superior curto tendem naquela expor mais gengiva ~ por sorrir, o comprimento labial que parece ter ligação direta com o sorriso gengival11. Casos de excesso vertical maxilar acentuado, pela exemplo, podem apresentar lábio superior de tamanho normal alternativamente até mesmo bastante alongado, e esse fato difícil a ajustar do sorriso gengival, já eu imploro seu perdão o longs labial permite pouca alternativa nenhuma intrusão a partir de incisivos11,14.

Para avaliar o comprimento do lábio superior, mede-se a altitude do filtrado e a partir de comissuras labiais. A altitude do filtro denominações representada dar distância entrada os atrações subnasal (Sn) e stômio (St) são de lábio superior. Já as alturas das comissuras são pegue medindo-se, perpendicularmente, naquela distância adentraram essas estrutura (C1 e C2) e suas esperado (C1" e C2") numa fileira horizontal eu imploro seu perdão une as duas básico alares (Fig. 12).


Os valores lineares dessas medidas não são especialmente importantes, mas tenho a relação entrada o longs do filtrada e das comissuras. Em crianças e adolescentes, a altura do filtro denominações levemente adicionar curta são de que a altura das comissuras, e aqueles diferença isso pode ser explicada pelo processo diferencial de maturação dos lábios durante o crescimento. Normalmente, quando isso acontece em adultos, ocasiona exposição aumentada dos incisivos durante a posição de repouso e discursos (Fig. 12B)14.

Sabe-se também que lábios finos apresentam-se acrescido tensionados e respondem adicionar intensamente, muito às modificações dentoalveolares como vir padrões contráteis da musculatura9,23.

A mobilidade a partir de lábio superior, resultado da músculos que o rege, parece estar o principal aspecto a ser considerada na obrigado dos tecido moles envolvidos no sorriso24-28. Além do muscular que contorna internamente os lábios, ministérios orbicular da boca, existem vários grupos muscular que afetar na movimentação são de lábio superior, naquela saber: muscular elevador dá lábio superior, muscular elevador dá lábio superiores e asa do nariz, músculo erguer do borda da boca, zigomático maior, zigomático menor, depressor dá septo sleep (Fig. 13)11.

A formação a partir de sorriso é um presente dois estágios: ministérios primeiro, sorriso voluntário, eleva ministérios lábio superior em direção aos sulco nasolabial pela redução dos músculos elevadores que se originam dentro sulco e têm inserção enquanto lábio. Os agrupar mediais elevam o lábio superior na região no dentes anteriormente e os página na área dos fang posteriores até ~ encontrar naquela resistência dá tecido adiposo das bochechas. Emprego segundo estágio, sorriso espontâneo, inicia-se abranger maior elevação tanto do lábio superior como do sulco nasolabial, sob a movimento de n ° 3 grupos musculares: o elevador são de lábio superior, abranger origem na área infraorbital; emprego músculo zigomático maior e as fibra superiores do bucinador (Fig. 13)11,22.


De acordo com a aulas de Rubin22, existir três espécies de sorriso: o é chamado "Mona Lisa", enquanto qual as comissuras labiais são mais deslocadas para principal pela ação do músculo zigomático maior; ministérios "sorriso canino", quando o lábio superior é aumentado uniformemente; e, finalmente, emprego "sorriso complexo", no qual emprego lábio superiores comporta-se gostar no "sorriso canino" e ministérios lábio fundo desloca-se inferiormente, expondo os incisivos inferiores.

estudos revelam eu imploro seu perdão indivíduos com sorriso gengival têm a musculatura relacionada aos lábio superior bem mais eficiente enquanto comparados aos que atualmente níveis normalmente de doar gengival11,24-28.

Nos suporte de sorriso gengival alcançar proporções faciais normais, longs dos lábios dentro dos limites médios, gengiva marginal localizada próximo à JCE e dentes alcançar relação largura-comprimento normal, der etiologia pode estar conectado com à hiperatividade dos músculos responsáveis pela mover labial superior no decorrer o sorriso. O lábio superior algum hiperativo translada prazo 6 a 8mm da posição de repouso para um amplo sorriso. Através dos outro lado, durante lábio superior hiperativo, essa distância pode está dentro 1,5 der 2 vezes maior (Fig. 14)23. Nesses casos, algum procedimentos plásticos are disponíveis e iniciado a ~ ~ estudados em pacientes com paralisia facial, desde a 197327. Entre eles, a implantação de silicone durante fundo são de vestíbulo na base da espinha sleep anterior, a infiltração da toxina botulínica der e os procedimentos ressectivos nos músculos responsáveis para o mobilidade são de lábio superior apresentam achados estéticos favoráveis24-27.

Ver mais: Saiba Como Ativar O Azul Do Whatsapp Plus 2021 Atualizado, Whatsapp Plus 2021 Atualizado


O custo-benefício, considerando-se naquela durabilidade, garantido e morbidade como procedimentos, ele deve ser análise e estudado pele ortodontista, para que essa apelo seja sugerida com maior frequência e segurança aos pacientes.

APLICAÇÃO a partir de CHECKLIST

Caso clínico 1

Paciente alcançar 13 anos de idade, sexo feminino, relatando gostar de queixa principal o dimensões reduzido dos incisivos superiores, apresentava as seguintes características: terceiro faciais proporcionais; perfil fácil convexo; fácil retrusão mandibular; boa selamento labial; sorriso gengival moderado; má oclusão aulas I de Angle alcançar leve extrusão no incisivos superiores; sobremordida exagerada (Fig. 15).