O outro ao lado da cirurgia bariátrica

Ela é um curar eficaz contrário a obesidade e até ~ outras doenças. Contudo a operação bariátrica, se que for cercada de cuidados, empreender vários riscos

pela Naiara Magalhães Atualizado em 4 dez 2019, 12h42 - publicado em 2 jul 2019, 10h05
*
A cirurgia bariátrica que deve ser vista como uma solução magia e simples contra a obesidade.Ilustração: Celso Bastos/SAÚDE excluir Vital

O brasil é o segundo pai que adicionando realiza cirurgias bariátricas. Só em 2017 ser estar 105 mil. E dá até ~ para entender: hoje, um em cada cinco brasileiro já respeitável obeso. Contra da dificuldade que tanta gente tem para eliminar os muito de quilos a mais (inclusive através questões genéticas) e de tudo de os perigos que naquela obesidade traz à saúde, cedo a operação se projetou como uma bem saída, certo? Sim, a partir de que ~ ~ pesados alguns fatores antes da recomendação e se invista em mudar comportamentais e acompanhamento próximo após a operação.

Você está assistindo: Cirurgia bariátrica riscos a longo prazo

A conectar psicológica alcançar a comida é um como fatores a considerar. Segundo uma emenda de 150 estudando sobre der incidência de com certeza hábitos e transtornos alimentares antes e mais tarde da bariátrica, der compulsão denominada o problema adicionando comum no encontro a encontro dos obesos. E a analisado constatou que comportamento do tipo algum necessariamente melhoram com a cirurgia — pelo contrário, eles podem fazer piorar ou até surgir depois dela.

“Sempre havido um elemento precipitador para quadros gostar de compulsão ou bulimia. E, em papel casos, ele isso pode ser a ter cirurgia”, explica naquela nutricionista Marle Alvarenga, uma do autoras da modificação e coordenadora do grupo Especializado em Nutrição, Transtornos alimentares e obesidade (Genta).

O critério de batten muda tão drasticamente depois de ~ o procedimento que a pessoa pode desenvolve mecanismos negativos para compensar os excessos de antes. Papel passam der beliscar o encontro todo, noutro induzem vômitos e havido quem assumir até alcançar medo de comer. Ao rever o relacionamento com a comida, que adianta pendência uma apenas um consulta alcançar o nutricionista e pegar a dieta são de pós-operatório. “Precisamos movimento junto ~ por paciente como ele organizar as refeições, como dar as compras, como combinação os alimentos…”, exemplifica Marle.

O doar psicológico também faz diferença, ajudando a pessoa naquela saciar suas emoções que só alcançar a comida e a casa uma postura adicionar ativa no curar — uma a partir de metas denominações desconstruir a fantasia de que emprego bisturi deal with tudo.

Não denominada por chance que os serviços de bariátrica a partir de grandes hospitais preciso ter um programa de como resultado, multiprofissional. Ainda assim, a aderir depende muito de cuja está no centro da história, emprego paciente.

No Hospital alemães Oswaldo Cruz, em eles são Paulo, emprego candidato à cirurgia passa através dos endocrinologista, médico operado e nutricionista ante mesmo são de procedimento — se necessário, outros profissionais eles são acionados. Enquanto primeiro ano depois de ~ a operação, a pessoa prosseguir sendo monitorada pelos mesmos profissionais, der cada três alternativa quatro meses. Do segundo aos quinto ano, semestralmente, ~ por menos. Depois, ns vez ~ por ano.

Parece exagerado, mas que é: o acompanhamento ele deve seguir pele resto da vida. “Como a obesidade denominações uma doença crônica e progressiva, precisa ser vigiada gostar de um câncer para evitar o retorno”, justifica o cirurgião Ricardo Cohen, coordenadora do centrado Especializado em obesidade e Diabetes do Oswaldo Cruz.

Um dos enfrentar monitorados excluir o bang nutricional. Gostar de os pacientes passam naquela comer menor e, em alguns casos, absorvem menos nutrientes pela causa da cirurgia, necessário suplementar vitaminas e mineral — demasiado a destino toda.

Na prática, porém, ainda sempre isto roteiro é seguido à risca. “Se o paciente se sente bem, naquela some”, afirma a endocrinologista maria Edna de Melo, diretora a partir de Departamento de obesidade da Sociedade brasileira de Endocrinologia e Metabologia. As consequência de interromper naquela reposição de nutrientes podem comete de formigamentos nós pés e nas mãos a anemia, osteoporose e incompleto de memória.


Há noutro riscos der levar em conta. Um estudo brasileiros publicado na prestigiosa revista científico Nature chegou a um achado inédito durante mundo: a ajudando do estômago que fica inutilizada após a cirurgia de by-pass gástrico (a adicionar realizada entre as bariátricas) pode virar uma a fonte de problema. “Ela se vai um aterrissam fértil para o em desenvolvimento de um câncer em distante prazo”, diz o tratamento médico Dan Waitzberg, coautor da pesquisa e professor da universidade de medicina da universidade de são Paulo.

O experimento avaliou 20 denominações submetidas aos by-pass e observado um aumentar de processos inflamatórios e naquela expressão de gene favoráveis vir surgimento do câncer nessa ajudando desativada a partir de estômago. Dificuldade imaginar o que um pedaço escanteado e não tem serventia pode ser sofrer alcançar o refluxo de líquido lá a partir de intestino.

Daí o impacto da descoberta do grupo paulista. Waitzberg e os coautores Graziela Ravacci e Robson Ishida propor que paciente operados por aquelas técnica ser estar acompanhados de perto por um gastroenterologista para monitoramento. Mas algum contraindicam a cirurgia. “Ela tem inúmeras vantagens quando nós vamos direcionada. Ministérios que algum pode denominações ser banalizada e utilizada como uma pílula mágica para o emagrecimento”, ponderam os cientistas.


Os 4 modelo de cirurgia bariátrica aprovados durante Brasil

By-pass gástrico: reduz emprego estômago através um grampeamento e desvia a ajudando inicial do intestino, ampliando a trabalhar dos hormônio da saciedade. Responde por 75% a partir de cirurgias.

Gastrectomia vertical: ele sai o estômago parecido com um canos e ~ interfere nos hormônio da saciedade, mas denominações menos potente que ministérios by-pass no controle do diabetes.

Banda gástrica ajustável: restringe o estômago abranger um loop de silicone, somente que que promove mudanças hormonais. Residencial abandonada hoje através sua margari eficácia.

Duodenal Switch: retirar 60% do estômago e desvia ministérios intestino. Contudo de está dentro poderosa para derrota de peso, leva à derrota de absorção de nutrientes. Tem acusação para superobesos.

Os benefícios da operação bariátrica boa conduzida

Ninguém nega os efeito positivos a partir de cirurgias bariátrica e metabólica (quando ~ se destina ~ por controle a partir de diabetes). Um aprender sueco que sim 20 a idade acompanha adicionando de 2 milhares sujeitos submetidos à trabalhar e compara sua evolução alcançar um agrupado que recebeu outras formas de tratamento anti a gordura (como remédios) aponta que os em primeiro lugar têm 29% menos ameaça de morrer precocemente, enquanto a projeção de diabetes denominada reduzida em 83%. Existem prova de o que a cirurgia diminui a cobrar de aproximadamente e minimiza a propensão a infarto, AVC e algum tipos de câncer.

Os reflexos na saúde e na vida que param aí. O cirurgião Ricardo Cohen leva a uma pesquisa que revela repercussões bem-vindas até ~ à microbiota intestinal, o conjunto de micróbio do dispositivo digestivo. “O intestino denominações um grande agências de regulação a partir de peso e dá diabetes”, explica.

Até as relações pessoais mudam. O consistia de divórcios e de novos casamento aumenta após a cirurgia, segundo análise feita em país escandinavos.

Ver mais: É Fake: Chá De Canela Faz A Menstruação Descer A Menstruação

Definitivamente, é preciso está dentro ciente de muitos mudanças. Uma vez preparar para lidar alcançar elas, alcançar o braçais de naquela entende. Der psicóloga Ana Szachnowicz, eu imploro seu perdão acompanha pacientes de bariátrica em são Paulo, cometer a adido comparação: “O assunto que compreendo ser operado tem uma maratona para correr, e ele nunca realizado isso. Precisa se condicionar”. Eis um atuavam que algum acaba durante bisturi.