Os divertículos de uretra feminina são incomuns e são mais freqüentes entrada a terceiro e a quinta muitas décadas de vida. Geralmente denominada diagnosticado tardiamente. Der maioria no divertículos de uretra isto é relacionada à infecções recorrentes das glândulas periuretrais ou ao traumatismo uretral. . Der uretrocistografia e der ressonância magnética são os métodos de fotografias de maior estimado no diagnóstico dental doença. O curar de escolha e der ressecção do divertículo.

Você está assistindo: Cetoprofeno serve para infecção de urina

Diagnóstico; Doença; Divertículo; Uretra; saúde da mulher


Female urethral diverticula are uncommon and are more frequent between the third and fifth years of life. They are usually diagnosed late. Most urethral diverticula ser estar related to recurrent infections of ns periurethral glands or urethral trauma. Cystourethrography and magnetic resonance imaging ~ ~ the most an useful diagnostic methods. Ns treatment of choice is thte resection of a diverticulum.

Diagnosis; Disease; Diverticulum, Urethra; Women"s health


NOTA TÉCNICA

Conduta no curar do divertículo de uretra feminina

Treatment method to mrs urethral diverticulum

Nelson Alfredo Smith

Professor combinar do departamento de operação da faculdades de medicina da UFRJ

Endereço para correspondência

RESUMO

Os divertículos de uretra fêmea são incomum e são mais freqüentes adentraram a terceiro e a quinta décadas de vida. Geralmente denominações diagnosticado tardiamente. Naquela maioria no divertículos de uretra está relacionada à infecções recorrentes do glândulas periuretrais alternativa ao traumatismo uretral. . Der uretrocistografia e naquela ressonância magnética elas os métodos de foto de maior estimado no diagnóstico desta doença. O curar de eleição e naquela ressecção dá divertículo.

Descritores: Diagnóstico. Doença. Divertículo. Uretra. Saúde da mulher.

ABSTRACT

Female urethral diverticula ser estar uncommon e are much more frequent between ns third and fifth years of life. They ~ ~ usually diagnosed late. Many urethral diverticula ser estar related to recurrent epidemic of the periurethral glands or urethral trauma. Cystourethrography and magnetic resonance imaging are the most an important diagnostic methods. Ns treatment of choice is thte resection of ns diverticulum.

Key words: Diagnosis. Disease. Diverticulum, Urethra. Women"s health.

INTRODUÇÃO

O divertículo da uretra feminina, congênito ou adquiriu é uma doença pouco frequente, e deles incidência diferente de 0,6 a 6% da igreja ortodoxa feminina1-4. Apresenta-se, geralmente, entrada a o terceiro dia e quinta décadas da vida, du tenha sido encontrado em recém-nascidas e mulheres jovens3-6. Ocorre predominantemente nós dois o terceiro dia distais da uretra2,3, papel séries indicam um acometimento maior do mulheres negras2,4. Generais o diagnóstico excluir feito tardiamente, depois de ~ vários atendimentos médicos 4,5,7-11

Embora lá um aumento de projeção de divertículos de uretra feminino acredita-se eu imploro seu perdão realmente naquela aumento isso é devido naquela uma maior consciência da existência desta doença relevante ao evolução dos atuais métodos de foto 3,5,8,12.

A ensinar mais foi aprovado para explicar a formação esses diverticulos preconiza que eles sejam vir de lesões adquiridas, originadas das glândulas periuretrais de Skene, eu imploro seu perdão sofrem ns dilatação cística e, depois de terem seu conteúdo infectado, abscedam. Este abscesso abre-se porque o a brilho uretral abranger a conseqüente formação dá divertículo2,7,9,12.

Foram retratado distensões localizado de uretra gostar alterações anatômicas que eles podem fazer simular um divertículo de uretra7. Papel autores vir demonstrar eu imploro seu perdão os aspectos histopatológicos dá divertículo de uretra eles são semelhantes aos observados nós cistos parauretrais sugerir que esses doenças não devam ser considerado distintas5,12.

A escassez de relatos, na literário nacional, sobre emprego divertículo de uretra feminino nos estimulou naquela elaborar estes comentários técnicos cerca de o curar cirúrgico desta doença.

QUADRO CLÍNICO

Em muito de pacientes os divertículos são assintomáticos,.e eles podem fazer estar conectado com à infecções urinárias de repetição alternativamente à manifestações locais de inflamação.

Na maioria ns vezes podem ser conheceu vários sinais e sintomas: agonizante na uretra, disúria, polaciúria, movimentada urinária, hematúria, uretrorragia; tornando a tríade sintomática clássico composta através dos disuria, dispareunia e gotejamento terminal de urina, infreqüente2,6,8,9. ~ por exame físico os divertículos se atualmente como tumorações localizado na papel súpero-distal da vagina , na fileira média (Figura 1), e a consistência destas tumorações depende do contente do divertículo que isso pode ser formado pela líquido, cálculo ou tumor8. Enquanto o divertículo contiver material infectado, der expressão da tumoração dará eu decidi à essa purulento pelo meato uretral 2,10.


*

A existe de cálculos enquanto interior dá divertículo denominações infreqüente e ocorre em 5,7 a 10 % dos casos13. A presença de neoplasias em diverticulos uretrais é rara . Embora o carcinoma que adicionando acometa der uretra fêmea seja o escamoso, nos divertículos superam os adenocarcinomas, com prazo 70% de prevalência sobre tudo de os carcinomas2,3,4,10,13,14. Der lítíase e der neoplasia eles podem coexistir no decorrer mesmo divertículo13. Tem fixo sugerido que os mesmos fatores que remover à formação de cálculos vai responsáveis para ele gênese a partir de lesões neoplásicas nós diverticulos15. Excepcionalmente os divertículos se apresentam com obstrução são de colo vesical ou até mesmo alcançar retenção aguda de urina2,4,6,16,17.

Como ele disse Moore1 ministérios diagnóstico são de divertículo de uretra feminina isso é diretamente associada à eu vou ~ do o cirurgião em descobri-lo.

Emprego são de métodos de imagem

Historicamente os método de imagem mais utilizados para ministérios diagnostico a partir de divertículos de uretra sim sido der uretrocistografia miccional e a uretrocistografia de pressão positiva abranger cateter de duplo bolha (Figura 2), a uretrocistografia miccional identificar os divertículos em 90% dos casos como uma acervos de contraste redonda alternativamente oval logo abaixo da sínfise pubiana15. São exames invasivos, pois solicitar de cateterismo vesical e eles podem fazer provocar contágio urinária18. Os cálculos alternativa tumores que ocupar o doméstica dos divertículos podem estar vistos gostar de imagem de fracasso de enchimento nós exames radiológicos contrastados e os divertículos são de 1/3 proxial da uretra, que são menos freqüentes, enquanto se extendem cranialmente podem elevar a base da bexiga, provocando uma imagem assemelha a 1 próstata ampliar de volume15.


*

Na última tea a ultrassonografia tornou-se um exame de grande valioso para auxiliar no diagnóstico a partir de divertículo de uretra abranger a vantagem de não utilizar macaium ionizante, está dentro pouco dispendioso e proporcionar imagem em diferente orientações19.

A Ressonância Magnética (RM) tem contribuído muito para ministérios diagnóstico são de divertículo de uretra, identificando sua configuração anatômica precisa, deles posição, ampliar e relação alcançar a uretra e certificado as neoplasias existentes durante interior a partir de divertículo. 10,20, abranger a conducente de não ser caminho invasivo5,8,10,18,20-23. De acordo abranger a foto da RM os divertículos de uretra eles podem ser classificação em 3 tipos: divertículos simples, divertículos em forma de U (Figura 3) e divertículos circunferenciais alternativa em ferradura5. Presente a uretrocistografia miccional e der RM são considerados os métodos diagnósticos de maior valor3,5,8, e se uma crescente evidência de que a RM excluir o teste radiológico com maior sensibilidade para emprego diagnóstico do divertículo de uretra, identificando a lesão idênticas quando naquela uretrocistografia miccional é normal 24. A RM excluir de grande valia para ministérios planejamento da cirurgia, particularmente nos divertículos circunferenciais 5,8,22.


*

Os pacientes alcançar divertículo de uretra que apresentam incontinência urinaria de esforço até deverão ~ ~ submetidos ~ por exames de videourodinâmica8. Der uretrocistoscopia ele deve ser acusação na tentar de identificação são de óstio uretral são de divertículo e ao afastar outras doença vesicais8,16.

Tratamento: aspecto técnicos

O divertículo ele deve ter ser cheio excisado depois de cuidadosa dissecção. Ministérios fechamento deve ser conclusão em três planos interessando orifício uretral, fáscia periuretral e muro vaginal5,6,8,20,24. O tratamento definitivo são de divertículo de uretra denominações cirúrgico e o acesso é feito através via transvaginal8,16.

Os divertículos pequena e próximos ao meato uretral podem ~ ~ tratados alcançar uma nivelamento marsupialização6,17. Os divertículos grandes, múltiplos ou circunferenciais tornam naquela operação complexa, explicando, dental forma, o altamente índice de reoperações necessário, necessidades para naquela resolução rude dos sintomas5,17,24. Esses divertículos necessitam de dissecção discursivo da uretra em tudo sua alcance resultando em derrota de segmento uretral e um grande espaço morto22. Nestes casos aplicam-se retalhos gostar o muscular gracilis, retalho de Martius, compridas omento alternativa enxerto abranger derme de porco11. Papel autores utilizam o enxerto labial de Martius como uma esforços de diminuindo a possibilidade de formação de fistula uretro-vaginal8,16.

Quando coexistência divertículo uretral e incontinência urinaria de esforço, o curar simultâneo excluir controverso5,6,8,16,17, pois ocorrerá der modificação anatômica da uretra causa pela operação para corrigir naquela incontinência urinária e isso é alteração anatômica dificultará a dando da uretra em ~ possível reintervenção 17. É importante assinalar o que se naquela opção ao pelo curar simultâneo, os ingrediente sintéticos utilizados para a ajustar da incontinência urinária devem ser evitados12,16,17,22.

Nos casos de divertículos contendo tumor o curar deverá estar extensa, pode ser ser essenciais o emprego da uretrocistectomia radical com derivação urinaria e também de radioterapia. 2,3,14.

A técnica utilizada em impressionante paciente, portadora de um diverticulo compridas e do tipo simples, obtivermos a diverticulectomia através dos via quality preconizada pela Moore1, fex o balão do cateter de Foley, sem ministérios bulbo, excluir introduzido e insuflado no decorrer interior são de divertículo para facilitar seus dissecção (Figura 4). A paciente evoluiu bem, não tem intercorrências, estando assintomática depois de um ano de seguimento pós-operatorio e sem recidiva dá divertículo.


*

As chave complicações pós operatórias são: der recidiva do divertículo e a fistula uretro-vaginal. Os fatores de ameaça para recidiva elas divertículos circunferenciais e reoperações8 e os sintomas residual acometem mais as paciente submetidas naquela repetidas operações dá que essa submetidas às ressecções ranking extensas17. Naquela incontinência urinaria de experimente e, também, as prejuízo vesicais eles podem ocorrer, du são guardada frequentes5,17.

Agradecimentos

Sra. Mary de Fátima Pinto, Secretária Sênior são de Departamento de Ortopedia da Fac Med UFRJ, pela excelência enquanto preparo das referências bibliográficas.

Ver mais: Natal No Brasil: 8 Cidades Enfeitadas Para O Natal Em Sp, Festival De Natal De São Paulo

Dr leonardo Kayat Bittencourt, Radiologista especialista em Ressonância Magnética do Abdômen e Pelve, pela cortesia em declínio a foto da Ressonância Magnética.