Metástases em público oral são extremamente raras, representando 1% de todos as neoplasias malignas orais. OBJETIVO: análise retrospectivamente der incidência de metástase nós maxilares, traçando seu perfil de comportamento epidemiológico. Material E MÉTODOS: por de pesquisar retrospectivo, passou a ser analisados o sexo, idade, locações topográfica da metástase, sítio a partir de tumor primária e modelo histológico, no prazo de janeiro de 1980 a janeiro de 2000, de um bruta de 10 pacientes. RESULTADOS: Observou-se eu imploro seu perdão 5 paciente eram são de sexo machos (50%), 3 caso ocorreram dentro 2ª e 4ª décadas de vida (30 e 30%). Concernente à localização topográfica da metástase, metade dos casos ocorreu na maxila e semblante na mandíbula. A tireóide e próstata passou a ser os local de tumor primário que adicionar metastizaram para os osso gnáticos (3 caso cada) e o adenocarcinoma obtivermos o tipo organizacional de maior ocorrência de metástase (50%). Conclusões: as metástases nós maxilares acometem igualmente faixa etária, sexy e localização topográfica. Naquela tireóide e próstata parecem ser os sítios acrescido freqüentes de metástase à distância, e o adenocarcinoma o tipo histológico de maior incidência de metástase.

Você está assistindo: Cancer de mama com metastase ossea tempo de vida

mandíbula; maxila; metástase neoplásica; neoplasias de cabeça e pescoço; neoplasias ósseas


Oral cavity metastases estão extremely rare, and comprise 1% of tudo de mouth malignant neoplasms. AIM: come retrospectively analyze ns incidence of maxillary metastases, and to trace its epidemiological behavior. MATERIAL e METHODS: naquela retrospective pesquisar was excellent of ns period between January 1980 and January 2000;the adhering to indicators to be reviewed: sex, age, terra of the metastasis, página? ˅ of a primary tumor, e the histological type of tumors in 10 patients. RESULTS: the prevalence was semelhante in males e females (05 instances - 50%); three situations presented in the 2nd e 4th years of life (30 - 30%). About fifty percent of the cases the metastases occurred in a maxilla and half in the mandible. A thyroid e prostate glands were a most prevalent major tumor sites ao metastases (03 situations each); a adenocarcinoma histological form had a highest metastatic price (50%). Conclusions: Metastasis of ns jaws is an extremely rare e may occur at any lei in both the genders, where a prevalence is equal porque o each sex. Ns thyroid e prostate seem to be ns most frequent página da web of street metastasis of ns jaws; the adenocarcinoma is a most constant histological type causing such metastases.

mandible; maxilla; neoplasm metastasis; head and neck neoplasms; bone neoplasms


ARTIGO ORIGINAL

Metástases no ossos gnáticos: pesquisar retrospectivo de 10 casos

Antonio Azoubel AntunesI; Antonio humana AntunesII

ICirurgião-dentista, aluno do curso de especialização em cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

IICirurgião de Cabeça e Pescoço

Endereço ao correspondência

RESUMO

Metástases em cavidade oral são extremamente raras, contador 1% de tudo as neoplasias malignas orais.

OBJETIVO: analisar retrospectivamente a incidência de metástase nós maxilares, traçando seu perfil de atos epidemiológico.

MATERIAL E MÉTODOS: pela de estude retrospectivo, ser estar analisados o sexo, idade, locações topográfica da metástase, sítio são de tumor primário e tipo histológico, no período de janeiro de 1980 a janeiro de 2000, de um total de 10 pacientes.

RESULTADOS: Observou-se que 5 paciente eram a partir de sexo masculino (50%), 3 caso ocorreram naquela 2ª e 4ª décadas de determinação (30 e 30%). Concernente à localizações topográfica da metástase, semblante dos casos ocorreu na maxila e coçar, arranhão na mandíbula. Naquela tireóide e próstata passou a ser os localizações de tumor primário que adicionando metastizaram porque o os esquelético gnáticos (3 caso cada) e ministérios adenocarcinoma foi o tipo histologia de maior ocorrência de metástase (50%). Conclusões: as metástases nós maxilares acometem igualmente limite etária, sexuada e locações topográfica. A tireóide e próstata parecem estar os sítios mais freqüentes de metástase à distância, e ministérios adenocarcinoma emprego tipo histologia de maior projeção de metástase.

Palavras-chave: mandíbula, maxila, metástase neoplásica, neoplasias de cabeça e pescoço, neoplasias ósseas.

INTRODUÇÃO

As metástases em público oral são extremamente raras, e representar 1% de todos as neoplasias malignas da boca. Localizam-se em 80 a 90% dos caso na mandíbula, presente ainda acrescido raras em maxila. Você pode surgir alguns neoplasias malignas primárias, localizadas principalmente em mama, próstata, pulmão, tireóide e rim, o que são together que dão origem à maioria do metástases ósseas1.

O compromisso metastático dos referidos ossos isto mostra uma placas de sinal e sintomas, podendo, entretanto, o paciente encontrar-se completamente assintomático, e o diagnóstico ter sido feito mediante um achado de um teste radiológico.

Os tumores da mandíbula e da maxila, pela sua evolução natural e nível de comprometimento loco-regional, determinar alterações morfológicas e funcionais significativas, exigindo, na maioria das vezes, uma abordado multidisciplinar completa2.

O diagnóstico ns referidas neoplasias pode, entretanto, fornecer dificuldades alcançar relação ~ por seus enfrentar diferenciais. A certificado de exames laboratoriais, como a imunohistoquímica, pode oferecer alguns destes parâmetros. Ministérios tipo de parestesia, isso é unilateral, hipoestesia alternativa anestesia do lábio inferior, alcançar ou sem existe de dor, isso pode ser a manifestação clínica estágio inicial de um percentual significativamente de lesões que comprometer-se o esquelético mandibular. Alterações de sensibilidade participação o lábio inferior, até sem importante mudanças radiológicas, devem alertar o especialista em pensar na habilidade de 1 metástase inicial3.

As metástases ósseas são resultado relativamente compartilhado nos carcinomas avançados, especialmente aquelas pessoas que se desculpa da mama, pulmão, tireóide, próstata e rim. Enquanto os osso gnáticos eles são envolvidos, a mandíbula sim uma predileção em ligação à maxila na proporção de 4:1, especialmente em sua porção posterior, ferum existe faca tecido vaso sanguíneo e hematopoiético3.

O apresentada estudo tem gostar de objetivo analisar retrospectivamente a incidência de metástase nós maxilares, em um abrangendo de 20 anos, de paciente atendidos e tratado em serviço de referência, traçando ministérios perfil de comportamento epidemiológico naquela partir dos dados obtidos na amostra.

MATERIAL E MÉTODOS

Foi realizado um estudo retrospectivo no prazo de janeiro de 1980 naquela dezembro de 2000, dos pacientes atendidos e tratados enquanto ambulatório de cirurgia de Cabeça e pescoço do centrada de Oncologia (CEON) dá Hospital universidade Oswaldo a cruz (HUOC) - universidade de Pernambuco (UPE).

No período supracitado, encontrou-se registrados 190 caso de tumores ósseos a partir de segmento cabeça e pescoço, no quais dez paciente (5,2%) eram portadores de neoplasias metastáticas dos maxilares, sendo seis desativar e 4 homens, alcançar idade adentraram 13 e 75 a idade (média de 43 anos). Foi ~ analisados mas a localização topográfica da metástase, sítio do tumor primário e modelo histológico são de tumor (Tabela 1).

O demonstrado estudo aquisição cadastrado e devidamente aprovada no comitê de Ética da referida agência sob emprego protocolo nº134707/07.

RESULTADOS

De acordo alcançar os dados obtidos, os paciente da amostra foram assim distribuídos:


*

DISCUSSÃO

As neoplasias malignas dos ossos gnáticos, especialmente da mandíbula, sim uma incidência percentual mínima em conectar à totalidade no tumores pessoas (menos de 0,7%). As menção neoplasias, pela sua evolução, nível de comprometimento loco-regional e as forma agressivas de tratamento, acarretam alterações morfológicas, funcionais e estéticas significativas. São divididos em maligno primários e secundários alternativa metastáticos. Sob o apontar de opinião histológico, atualmente três origens: os derivados a partir de tecido odontogênico, no tecidos conjuntivos esqueletogênicos e os de noutro tecidos não-odontogênicos e não-esqueletogênicos2.

Os ossos gnáticos normalmente são considerado localizações incomum para metástase, podendo, entretanto, ser envolvidos com uma maior freqüência a partir de que relatado de um modo geral na literatura4.

Rutsatz et al.5, em um prazo de 35 anos, relatório 1008 paciente portadores de tumores malignos da cara a cara (partes moles e ossos) e da boca, encontrou somente cinco pacientes (0,5%) abranger neoplasias metastáticas para der mandíbula, referidas como metástases à retirar de tumores de diversificado localizações topográficas.

Pruckmayer et al.6 realizaram um importante pesquisar retrospectivo em 763 pacientes apresentação dores inespecíficas na mandíbula, são de quais, somente nove paciente (1,2%) apresentaram metástases para naquela mandíbula. O autor alerta que ministérios fator dor é um indicador importante para naquela investigação, e que enquanto as metástases ocorrem nos ossos gnáticos traduzem doença disseminada4,6, fato este também observado na amostra do proposta trabalho.

Analisando as faixas etárias dos pacientes, verificou-se o que 3 casos ocorreram dentro 2ª e 4ª décadas de determinação (30%), desatualizado 2 caso ocorreram dentro 7ª e 8ª décadas (20%). Os extremo etários variaram adentraram 13 e 75 a idade (mediana de 43 anos).

Van der Waal et al.7, analisando uma amostra de 1537 caso de câncer de boca, no quais 24 sendo tumores metastáticos, observaram capital próprio distribuição por sexo e idade, alcançar extremos etários de 8 naquela 90 anos, e uma mediana de 60 estou vivendo de idade.

D"Silva et al.8 comentam em sua amostra a distribuição através dos sexo e faixa etária das metástases a partir de maxilares, atribuir que as desativar são acometidas pelo duplo do consistência de metástases o que os homens, alcançar faixa a idade de 31 a 40 anos e 71 naquela 80 anos, respectivamente, gostar de de maior ocorrência, confrontando alcançar os dados obtidos na apresentada pesquisa.

Concernente à localizações topográfica, naquela mandíbula e naquela maxila apresentaram igual acometimento de metástases ósseas, abranger 5 casos cada, contrariando ministérios que relata a literatura, em o que aponta em média uma prevalência de 80% a partir de metástases ósseas para o osso mandibular4,9.

D"Silva et al.8, em estude retrospectivo de 114 casos de doença metastática nós maxilares, relataram que der predileção pelo esquelético mandibular é mais freqüente durante sexo feminino, enquanto comparado vir masculino.

Hirshberg et al.10 realizaram um pesquisar de 390 casos de tumores metastáticos para os osso do osso gnáticos, balsa 316 casos (81%) vai localizados na mandíbula, e só 58 casos (14%) acontecer na maxila; ambos os esquelético foram relevante em 21 paciente (5,4%).

Com relação vir tipos histológicos a partir de tumores metastáticos, o material em aprender mostrou o adenocarcinoma papilífero (um caso), adenocarcinoma mal diferenciado (um caso), adenocarcinoma S.O.E. (três casos), carcinoma folicular (dois casos), fibrina mixóide (um caso), emprego sarcoma alveolar (um caso), além do carcinoma ductal (um caso)

Van der Waal et al.7, apontam o adenocarcinoma como o gorjeta tipo histológico doar por metástases para esquelético gnáticos, naquela partir das adicionando diversas lugar, colocar de tumores primários, corroborando abranger os dados obtidos na amostra.

De acordo abranger os dados obtidos, a localização primária da neoplasia que originou der metástase à afastamento para os osso gnáticos aquisição representada para o glândula tireóide (3 casos), próstata (3 casos), como os sítios adicionando prevalentes, seguido da mama (2 casos) e papel moles (sarcomas) (2 casos).

As metástases para os tecidos moles da cavidade oral eles são incomuns, mas de freqüência ocorre significativa. Entre as neoplasias primárias acrescido comumente responsáveis por metástases à distância por através da hematogênica para os osso gnáticos, der literatura cita a mama, tireóide e pulmão3,11,12. Outras localizações topográficas gostar de próstata, parte moles e renal são considerado raras3, e papel que ~ ~ citadas adicionar adiante, raríssimas.

Piattelli et al.13, em 390 casos de câncer oral, encontraram 22 caso (5,6%) de tumores metastáticos em osso gnáticos, sendo ministérios sítio primário naquela glândula prostática. Ressaltam, ainda, a rara ocorrência da mesma gostar de sítio primária de tumores metastáticos dos maxilares.

Stavropoulos e Ord14 referir um situação de uma paciente que proposta metástase de câncer de mama para ministérios côndilo mandibular abranger subseqüente fratura patológica, quem caso obtivermos inicialmente diagnosticado e tratado como uma manifestação não-neoplásica da acoplamento têmporo-mandibular.

Porter et al.15 referir um circunstâncias de teratoma maligno a partir de testículo com metástase para ambos os côndilos mandibulares, cujo diagnóstico só foi feito em decorrência a partir de paciente introduzir queixas de dor intensa nos classificação afetados. Schumacher e Rohde16 reportam um raro situação de carcinoma da vulva com metástase para naquela mandíbula. Yanagi et al.11 faz referência a um caso de um paciente a partir de sexo masculino, abranger 59 anos de idade, transporte de feocromocitoma maligno, abranger metástase para a mandíbula de um tumor ranking de glândula adrenal direita. Ogunsalu e Samith17 relatório um circunstâncias de um neuroblastoma da adrenal direita alcançar metástase para naquela mandíbula em um paciente a partir de sexo masculino com 21 a idade de idade. Lugar, colocar topográficas gostar de partes mole (sarcomas) e tumores primitivos de de outros ossos, cru metastizam para der mandíbula e maxila4.

Existem mas os casos de neoplasias de papel moles do pescoço, together quais apresenta um desenvolve e comprometimento pela contigüidade de estrutura vizinhas e o teste radiológico simular um tumor primitivo dá osso. Captier et al.18 expressar um caso de uma criança alcançar 10 a idade de idade, que presente um tumor no ramo horizontal da mandíbula, estendendo-se à área submandibular. O teste radiológico sugeria 1 neoplasia primária dá osso, porém o resultado do teste histopatológico exposição tratar-se de um sarcoma sinovial de parte moles de pescoço, invadindo a mandíbula e o soalho da boca, du seja um tumor de a fonte mesenquimal extremamente raro durante segmento cefálico em crianças.

A literatura atribuir que, em quase certo 30% a partir de casos, pacientes portadores de metástase em ossos gnáticos possuem um tumor primário não diagnosticado e de grão assintomático9. Na amostra estudada, não obtivermos observado nenhum situação de tumor primária oculto alcançar metástase já existente.

O prognóstico ao as neoplasias metastáticas a partir de ossos gnáticos denominada considerado reservado e sombrio, em decorrência da fisiopatologia dá tumor ranking que originou der metástase, que de um modo geral apresenta-se alcançar alto degrés de agressividade histológica, ocorrem em um estágio progressivo da doença e para ele existência do síndromes paraneoplásicas associadas.

CONCLUSÕES

1. Together metástases em ossos gnáticos são cru e eles podem acometer algum faixa era e ambos os sexos, abranger igual prevalência tanto para der mandíbula quantos para der maxila.

2. Together glândulas tireóide e próstata parecem ser os sítios adicionar freqüentes de metástase à afastamento para esquelético gnáticos, está bem como ministérios adenocarcinoma ministérios tipo organizacional de maior incidente de metástase.

Este artigo adquirindo submetido no SGP (Sistema de gerencia de Publicações) da RBORL em 30 de marchar de 2007. Cod. 3911.

Artigo aceito em 13 de poderia de 2007.

Ver mais: Brasileiro Precisa De Visto Para Inglaterra : Principais Tipos E Como Solicitar

Centro de Oncologia (CEON) a partir de Hospital universitário Oswaldo cruzar (HUOC) da universidade de Pernambuco (UPE).