Um são de menores buracos negros já descobrir está está bem próximo da Terra

Apelidado de "Unicórnio", naquela tem "só" n ° 3 vezes naquela massa dá Sol e está a 1,5 mil anos-luz da Terra. Acredite: isso denominações perto.

Você está assistindo: Buraco negro mais proximo da terra

através Rafael Battaglia 23 abr 2021, 20h00
*
Lauren Fanfer/Divulgação

Na última quarta-feira (21), um agrupado de astrônomos da Universidade estado de Ohio, nós EUA, anunciado a descobrir de um novo poço negro. Ele pode fazer soar gostar de uma neuer corriqueira (isto é, se você considera corriqueiras as descobertas de objetos que engolem até ~ a luz), contudo o achado em questão chamada telefónica a atenção dos cientistas através dos dois motivos.

O primeiro denominações a distância. O buraco negro denominações o adicionar próximo da Terra já encontrado: isso é a só 1,5 mil anos-luz daqui. Visual muito, mas algum é. A título de comparação, der distância entre o sistemas Solar e o centrado da oh galáxia, a Via Láctea, denominações de, aproximadamente, 28 milhares anos-luz.

O segunda-feira motivo excluir o seu tamanho – um a partir de menores já registrados. Segundo ministérios estudo, postagem na periódico Monthly Notices the the royal Astronomical Society, o buraco negro tem “só” três vezes naquela massa a partir de nosso Sol.

Isso o lugar, colocar bem atrás em comparação vir buracos negros bahubegumtv.commassivos, alcançar milhões (até bilhões) de vezes der massa dá Sol. Contudo essa algum deve está dentro nossa boato de comparação, pois os bahubegumtv.commassivos são exceção. Der maioria a partir de buracos negros eles são os chamados estelares, o que se formam ns estrelas idosas e são boa menores.

O interessante, portanto, denominada que ele excluir pequeno até ~ para os padrões de pequenez: buracos negros estelares, em geral, têm algum dezenas de massas solares, e algum apenas três. Isto filhote está no limite inferior da sobrevivência de buracos negros; não coisa alcançar menos massa estavam levinha muito de para colapsar gravitacionalmente e para moldar um.

O novo poço negro aquisição apelidado de “O Unicórnio”. Fofo, não? O sobrenome vem tanto a partir de suas apresentou únicas e raras quanto pela deles localização: naquela constelação de Unicórnio (Monoceros), vizinho de constelações gostar a de Gêmeos, Órion e cão Maior.

*
Oi, vizinho: buraco negro Unicórnio está der 1,5 pano anos-luz da Terra. Ohio State University/Reprodução

Dupla dinâmica

O Unicórnio não foi encontrado sozinho. Ele tem uma parceira: uma estrela enorme vermelha que isto é inchada, ministérios que meios que isto é no fim da destino – algo mais que acontecerá alcançar o solar daqui algum 5 taxa de câmbio de anos. Naquela estrela orbita o poço negro, e obtivermos a doar por deles descoberta.


Encontrar objetos que que emitem parecer em pleno lugar, colocar sideral denominada o cúmulo da expressões “agulha em um palheiro”. Para achar buracos negros, os cientistas precisam observar as perturbações eu imploro seu perdão esses corpo geram no seu entorno, gostar emissões de raios-x alternativa a geração de aceno gravitacionais (perturbações durante tecido do espaço-tempo causadas através dos uma grande liberação de energia, um fenômenos previsto através dos Einstein e confirmada em 2015). Mas é claro: quanto margari um buraco negro, adicionar difícil detectar tais perturbações.


É aí que der gigante vermelha no na jogada. Der estrela já havia sido observada anteriormente por diversos telescópios, gostar de o KELT, localizada em Ohio, e ministérios satélite TESS, da Nasa, que procurar exoplanetas (planetas fora são de Sistema Solar). Mas o pesquisadores Tharindu Jayasinghe, líder dá estudo, e sua equipe notaram, dar primeira vez, algo curioso nos dados daquele astro: em papel pontos de deles órbita, a luz da estrelas mudava de intensidade e aparência.

Era gostar se algum outro sujeito tivesse estimulação gravitacional grande adequado para puxá-la, alterando a sua forma – gostar de na fotografias que abre este texto. Os dados sobre naquela estrela já apresentado há tempos, mas obtivermos a primeira rotação que uma equipe sugeriu naquela hipótese da causa da confere ser um pequeno buraco negro. Até ~ pouco tempo atrás, astrônomo duvidavam o que buracos negros desse tamanho pode ser existir.

“Assim gostar a peso da Lua distorção os oceanos da Terra, interferindo dentro marés, o buraco negro distorce a estrela, deixando-a alcançar essa aparecimento oval de uma zero de futebol americano”, ele disse em comunicado Todd Thompson, co-autor são de estudo chefe do departamento de astronomia da Universidade estadual de Ohio.

Mas denominações claro: como tudo na ciência, ainda serão necessárias adicionando observações até que se possa cravar que ministérios Unicórnio é, de fato, um poço negro. Através dos ora, oficialmente, ele denominada um candidato – um fortíssimo candidato, diga-se.

Ver mais: As Coisas Mudam Com O Tempo Aprendi Que As Coisas Mudam (3), &Mdash Tempo&Hellip

Pela comportamento como foi conduzida, der nova enquete pode ajuda os astrônomos a conheça outros buracos negros pequenos que você pode ter passado despercebidos pela aí. Isso ajudará der entender a formação tal corpos, no nanicos aos bahubegumtv.commassivos. Como explicamos neste texto, estudar os buracos negros pequenos e intermediários excluir a chave para compreendo os gigantes.